
A expectativa do governo é alcançar o top 5 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a partir dos resultados mais recentes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
“Fizemos um trabalho muito importante com os professores da formação e desenvolvimento profissional de cada um deles para que eles possam ter uma aula de qualidade de nossos estudantes”, declarou.
O secretário destacou ainda que os indicadores internos já sinalizam crescimento consistente.
“E a gente teve uma estratégia com os nossos profissionais e a gente tem certeza de que esses resultados vão aparecer. As avaliações que a gente realizou no ano passado, com o avaliador externo da SAEB, nós crescemos 16%”, disse.
De acordo com Alan, se os critérios atuais fossem aplicados de forma imediata, Mato Grosso já estaria entre os cinco melhores do país.
“Com esse resultado de crescimento educacional, mais a nossa taxa de permanência, se a gente fosse fazer uma classificação hoje, certamente a gente estaria entre os cinco melhores. Logicamente, tem que aguardar também os resultados dos outros estados, que fizeram grandes esforços, têm trabalhado para melhorar os seus resultados educacionais”, afirmou.
O último levantamento oficial do Ideb, divulgado em 2023, mostra Mato Grosso em trajetória de crescimento, mas ainda fora do top 5. Nos anos iniciais do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, o estado apareceu na 9ª colocação, com nota 5,8. Nos anos finais, do 6º ao 9º ano, ficou em 8º lugar, com índice de 4,8. Já no ensino médio, ocupou a 7ª posição, com nota 4,4.
A divulgação dos novos resultados está prevista para o segundo semestre deste ano.
“Esse resultado vai ser divulgado meados de agosto e vamos aguardar que a gente está na expectativa de estar entre as melhores posições”, comentou.
Educação Cidade sem Risco é tema de campanha nacional
Cuiabá - MT Por trás dos vidros: o cuidado diário que transforma o Aquário Municipal
Educação Prouni 2026: pré-selecionados devem comprovar informações até sexta