
A Polícia Militar de Mato Grosso registrou aumento de 19.1% no número de apreensões de drogas em janeiro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em 2026, os militares retiraram de circulação mais de 5 mil quilos de entorpecentes, enquanto pouco mais de 4 mil quilos foram recolhidos em janeiro de 2025. As ações ocorreram durante policiamento tático e ostensivo, no âmbito da Operação Tolerância Zero, criada pelo Governo do Estado.
O balanço foi divulgado pela Superintendência de Planejamento Operacional e Estatística da Polícia Militar (Spoe-PMMT). Conforme o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, as operações realizadas pelas unidades operacionais da Polícia Militar resultaram na retirada de uma quantidade significativa de entorpecentes somente no mês de janeiro, reforçando o combate ao tráfico de drogas e à criminalidade, nos 142 municípios.
De acordo com o coronel Fernando, as ações ocorreram tanto em áreas urbanas quanto rurais, com abordagens, bloqueios policiais, barreiras e demais ações do policiamento tático e ostensivo, com apoio de demais Forças de Segurança. "Esse resultado reflete o planejamento estratégico da instituição alinhado aos diversos investimentos realizados pelo Governo do Estado na área da segurança pública, que possibilita maior número de operações e ações simultaneamente em todo o Estado", afirmou coronel Fernando.
No último dia 16 de janeiro, policiais militares do 15º Comando Regional apreenderam 398 tabletes de entorpecentes escondidos em uma carreta que transitava pela BR-163, no município de Itaúba. Um homem foi preso em flagrante.
Já no município de General Carneiro, militares da Força Tática do 5º Comando Regional, localizaram oito quilos de entorpecentes escondidos em um ônibus interestadual, no dia 15. Nesta ação, as equipes também abordaram e conduziram um suspeito.
Em 27 de janeiro, em Várzea Grande, militares do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) com apoio do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), apreendem 117 quilos de entorpecentes. Durante abordagem, um casal foi preso em flagrante e um veículo foi recuperado.
O subchefe do Estado Maior, coronel Anderson Luiz do Prado ressaltou que o aumento nas apreensões de drogas demonstra a eficiência do trabalho operacional da Polícia Militar no enfrentamento direto ao crime. "O programa Tolerância Zero fortalece nossas ações e garante mais segurança à população mato-grossense. O trabalho contínuo das equipes de policiamento tático e ostensivo tem sido fundamental para desarticular organizações criminosas e reduzir a circulação de entorpecentes", enfatizou o coronel.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Polícia Civil/MT Polícia Civil e órgãos fiscalizadores flagram exercício ilegal de profissão em clínica odontológica de Cuiabá
Polícia Militar/MT Homem é preso pela PM por descumprimento de medida protetiva, ameaça e porte ilegal de arma
Polícia Civil/MT Polícia Civil prende homem por estupro de vulnerável em Novo Mundo
Polícia Civil/MT Polícia Civil e Sema flagram transporte e venda ilegal de madeira em Novo Mundo
Polícia Militar/MT Polícia Militar prende suspeita de matar homem esfaqueado em Cuiabá
Polícia Militar/MT Operação apreende 44 quilos de drogas e causa prejuízo de R$ 1,2 milhão a facção criminosa
Polícia Militar/MT Polícia Militar prende suspeito de executar o tio e agredir idosa em Cuiabá
GUARANTÃ DO NORTE Homem reage a abordagem da Força Tática, é baleado e arma de fogo é apreendida em Guarantã do Norte
FORAGIDO Suspeito de estupro preso no Pará foge da delegacia e mobiliza forças policiais na região Norte