
A Polícia Civil deflagrou, nesta quinta-feira (12.02), a Operação Carbono, com o objetivo de desarticular uma facção criminosa envolvida com tráfico de drogas, com base no município de Juara e ramificações em outras cidades do Estado.
A ação foi coordenada pela Delegacia de Juara, com apoio das Delegacias que integram a Regional de Juína, da Delegacia de Várzea Grande e da Delegacia de Campo Novo do Parecis.
Ao todo, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão domiciliar em Juara, Campo Novo do Parecis, Brasnorte e Várzea Grande e um mandado de sequestro de um veículo Fiat Strada Volcano, apontado nas investigações como instrumento utilizado para o transporte de entorpecentes.
Conforme apurado pela equipe de investigadores da Delegacia de Juara, a facção criminosa possuía liderança local, responsável pelo gerenciamento da distribuição de entorpecentes e articulação com integrantes em outros municípios.
Durante o cumprimento das ordens judiciais, três pessoas foram presas em flagrante, sendo dois em Juara, por tráfico de drogas, e um em Brasnorte, por posse irregular de arma de fogo.
Com o primeiro de Juara, de 25 anos, os policiais localizaram uma embalagem contendo cocaína, dezenas de pinos utilizados para embalar entorpecente, dinheiro em notas de pequeno valor e um aparelho celular.
Com o segundo, de 23 anos, foram apreendidos aproximadamente 14 gramas de maconha, balança de precisão, dinheiro em espécie e utensílios utilizados para preparo e fracionamento da droga.
Já em Brasnorte, um homem de 36 anos foi preso em flagrante após os policiais localizarem na residência dele uma espingarda calibre 32, duas armas de pressão bloqueadas para calibre 22, munições e uma porção de maconha.
Todo o material apreendido será submetido à análise pericial para continuidade das investigações.
Operação Pharus – Farol da Justiça
A Operação Carbono integra os trabalhos do planejamento estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso para o ano de 2026, por meio da Operação Pharus, dentro do Programa Tolerância Zero, voltado ao combate às facções criminosas em todo o Estado.
O nome dado ao planejamento estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso, voltado ao combate às facções criminosas, evoca a imagem de uma estrutura imponente que projeta luz constantemente, atravessando a escuridão e alertando sobre os perigos ocultos. A mensagem busca mostrar que o Estado é o ponto de referência seguro que orienta a sociedade e, ao mesmo tempo, expõe e sinaliza as ameaças criminosas, tornando-as visíveis e combatíveis.
Polícia Civil/MT Polícia Civil prende homem por furto de energia e estelionato em Poconé
Polícia Civil/MT Polícia Civil prende homem por descumprimento de medida protetiva em Juara
Polícia Militar/MT Dois homens são presos pela Força Tática por tráfico de drogas em Nova Mutum
Polícia Militar/MT Polícia Militar localiza suspeito por tentativa de homicídio contra idoso em Cuiabá
Polícia Civil/MT Polícia Civil e Gaeco deflagram operação para apurar entrada de celulares em presídio em Rondonópolis
Polícia Militar/MT PM prende dois homens por porte ilegal de arma de fogo e apreende 154 munições