Quinta, 21 de Agosto de 2025
25°

Tempo limpo

Colíder, MT

Geral Legislativo - MT

Presidente da ALMT, Max Russi, defende UFMT e reforça compromisso com o ensino público

O parlamentar repudiou declarações do prefeito de Cuiabá e reforçou que o papel dos agentes públicos deve ser o de ampliar o acesso ao ensino super...

20/08/2025 às 15h01
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - MT
Compartilhe:
Foto: Toko PH/Assessoria de Gabinete
Foto: Toko PH/Assessoria de Gabinete

O presidente da ALMT, Max Russi, defendeu a UFMT após declarações polêmicas do prefeito de Cuiabá, destacando a importância da universidade para a formação de profissionais e o ensino público de qualidade.

Texto gerado pela Alê, nossa inteligência artificial.

 Em coletiva realizada nesta quarta-feira (20), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o presidente da Casa, deputado Max Russi (PSB), manifestou posicionamento em defesa da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), após declarações do prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, consideradas depreciativas em relação à qualidade do ensino da instituição.

 Max Russi ressaltou a importância da universidade para a formação de profissionais em diferentes áreas e disse que qualquer tentativa de desmerecer a instituição significa enfraquecer o ensino público.

 “Acredito muito no ensino público e de qualidade. A Universidade Federal já formou tanta gente, inclusive o próprio governador Mauro Mendes. Poderia citar uma infinidade de desembargadores, promotores, juízes, empresários, profissionais liberais e políticos que se graduaram ali. A UFMT cumpre um papel fundamental, muitas vezes enfrentando limitações orçamentárias, mas sempre comprometida em oferecer ensino e pesquisa de excelência”, defendeu.

 O parlamentar reforçou que o papel dos agentes públicos deve ser o de ampliar o acesso ao ensino superior, não de enfraquecer instituições que oferecem oportunidades de transformação social. “Não concordo com qualquer manifestação que diminua a Universidade. O nosso trabalho deve ser fortalecer o ensino público, gratuito e de qualidade, garantindo que mais jovens, especialmente aqueles sem condições financeiras, possam cursar uma universidade e melhorar de vida por meio da educação”, completou.

 A fala de Russi ocorre em meio ao debate sobre os rumos da educação em Mato Grosso, em que a valorização das instituições de ensino e o incentivo à pesquisa são vistos como fundamentais para o desenvolvimento social e econômico do estado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários