A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Educação, realizou nos dias 20 e 21 de agosto, no Centro de Formação Continuada (Ceforme), uma formação destinada a professores que atuam nos 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental. O tema central foi “A matemática e a resolução de problemas na prática para sala de aula”, com foco em estratégias que tornam o ensino mais acessível e significativo para os estudantes.
O encontro contou com a participação de aproximadamente 120 professores, nos turnos matutino e vespertino, e foi conduzido pela professora Stela Streit. A formação buscou oferecer aos educadores novas ferramentas pedagógicas para o trabalho com conteúdos de matemática.
Segundo a coordenadora do ensino fundamental da rede municipal, Patrícia Proscêncio, a proposta reforça a importância de transformar a forma como a matemática é apresentada às crianças. “A proposta da formação foi a utilização da matemática com materiais concretos que possibilitam ao professor desenvolver práticas lúdicas com seus estudantes, desmistificando a percepção de que matemática é algo muito difícil”, destacou.
A coordenadora pontuou que a escolha do tema trabalhado foi estratégica. “Nos resultados das avaliações externas, percebemos uma pequena defasagem em matemática em relação à língua portuguesa. Essa formação busca justamente equilibrar esse desempenho, oferecendo aos professores metodologias que tornem o ensino mais eficiente”, explicou.
A Secretaria de Educação informou ainda que novas formações estão previstas para os próximos meses, voltadas especificamente para a preparação dos alunos para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), marcado para o final de outubro. O objetivo é assegurar que os estudantes da rede municipal tenham melhor desempenho e avancem na consolidação das habilidades de leitura, escrita e matemática.
Mín. 17° Máx. 38°