Sexta, 22 de Agosto de 2025
37°

Tempo limpo

Colíder, MT

Cidades Sorriso - MT

Projeto Psicanálise da Criança na Educação promove reflexão sobre vínculos e aprendizagem em Sorriso

A busca por uma educação mais sensível e acolhedora vai ganhar destaque em Sorriso com a realização do projeto “Psicanálise da Criança na Educação”...

22/08/2025 às 11h37
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT

A busca por uma educação mais sensível e acolhedora vai ganhar destaque em Sorriso com a realização do projeto “Psicanálise da Criança na Educação”, aprovado no Edital de Chamamento Público Nº 004/2024 – PNAB, por meio do termo de compromisso 054 da Prefeitura de Sorriso.

O projeto propõe uma roda literária inspirada na obra “Psicanálise da Criança”, de Melanie Klein, reunindo educadores, psicanalistas e interessados para refletir sobre como conceitos como fantasias inconscientes, vínculos emocionais e o brincar simbólico podem ser aplicados no ambiente escolar, favorecendo o desenvolvimento integral dos estudantes.

A proposta parte da compreensão de que atender às emoções das crianças é fundamental para fortalecer não apenas a aprendizagem, mas também o bem-estar coletivo da comunidade escolar. “Trata-se de um passo importante para a construção de escolas mais humanizadas e professores mais conscientes de sua atuação como mediadores do desenvolvimento infantil”, destaca a idealizadora do projeto Ana Neri, Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Educação, especializanda em Educação Especial e Neuropsicopedagogia, psicanalista, especialista em Teoria Psicanalítica e doutoranda em Psicanálise. A proposta conta ainda com o apoio das psicanalistas Neuza Ferreira, Fabiana Lima e Vilma Ramos da Costa da Cruz.

A capacitação é gratuita e será realizada no dia 27 de agosto, a partir das 18h30, no auditório da Faculdade Atenas.

  • Texto: Larissa Gribler

    Fotos: Divulgação

    Atenção

    Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    500 caracteres restantes.
    Comentar
    Mostrar mais comentários