Segunda, 25 de Agosto de 2025
35°

Tempo limpo

Colíder, MT

Cidades Sorriso - MT

Sorriso participa do 2º Seminário Nacional de Regionalização do Turismo

No último sábado, 23 de agosto, Sorriso participou do 2º Seminário Nacional de Regionalização do Turismo, no complexo do Anhembi, em São Paulo, com...

25/08/2025 às 09h34
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT

No último sábado, 23 de agosto, Sorriso participou do 2º Seminário Nacional de Regionalização do Turismo, no complexo do Anhembi, em São Paulo, como parte da programação do 9º Salão Nacional do Turismo: Conheça o Brasil — maior vitrine do setor no país.

Promovido pelo Ministério do Turismo, o seminário teve como tema central o fortalecimento da política de regionalização, com debates que envolveram gestores públicos e privados, além da apresentação de uma nova categorização dos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro. A secretária nacional de Políticas de Turismo, Cristiane Leal Sampaio, reforçou a importância dessa articulação entre diferentes níveis de governo: “A regionalização é uma ferramenta essencial para aproximar as políticas públicas das realidades locais. Cada território tem seus próprios desafios e potencialidades, e é por meio dessa escuta e integração que conseguiremos construir um turismo mais forte, sustentável e conectado com as pessoas”.

O PRT e os avanços da regionalização

O Programa de Regionalização do Turismo (PRT), promovido pelo Ministério do Turismo, é uma iniciativa que busca organizar os municípios turísticos em cinco categorias, facilitando o planejamento de políticas públicas e investimentos. O programa conta com governança compartilhada via Instâncias de Governança Regionais (IGRs) e apoio ao recadastramento permanente no Mapa do Turismo Brasileiro.

Sorriso e os municípios de Mato Grosso no Salão

Durante o 9º Salão Nacional do Turismo, realizado entre 21 e 23 de agosto, Sorriso, juntamente com Chapada dos Guimarães, Tangará da Serra, Várzea Grande e Sinop, compôs o estande coletivo de Mato Grosso. No evento, a capital do agronegócio foi promovida como um destino emergente, apresentando seu potencial turístico para agentes de viagens, operadoras e transportadoras.

O secretário adjunto de Turismo de Sorriso, Nelson Eduardo Pereira da Costa e o turismólogo Ricardo Henrique dos Santos, foram os responsáveis por divulgar os atrativos locais, apresentando o que Sorriso tem de melhor aos profissionais do setor. Destacaram não apenas as belezas naturais da região, mas também sua força agrícola que influencia a identidade do turismo regional.

Nelson avaliou a participação inédita de Sorriso no Salão nacional, como estratégica. “Estar no Salão permite que Sorriso alcance visibilidade nacional, nos aproximando de operadoras e agências que podem transformar o potencial da nossa cidade em novos roteiros turísticos.”

Lançamento da FIT Pantanal 2026

 Ainda no contexto do Salão, foi lançado oficialmente a FIT Pantanal 2026, que acontecerá de 4 a 7 de junho de 2026, em Cuiabá. O evento serve como vitrine de experiências turísticas, reunindo operadores e agentes de turismo.  

  • Texto: Larissa Gribler

    Atenção

    Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    500 caracteres restantes.
    Comentar
    Mostrar mais comentários