O prefeito Alei Fernandes assinou nesta terça-feira, 26 de agosto, o termo de fomento com aOrganização Não Governamental Cirinho Sorrindo de Combate ao Câncer. De acordo com o termo serão repassados R$ 443.400,00. O valor será usado no atendimento das necessidades de conservação da estrutura física do espaço e na prestação dos serviços.
“Atuamos também no acolhimento de pacientes e familiares e esse valor será usado no desenvolvimento de ações e projetos destinados a prestar informações sobre a prevenção do câncer e da garantia de direitos de usuários oncológicos, através de ações sócio educativas, de mobilização e de defesa de direitos”, explica a presidente da ONG, Carla Pianesso.
Dentre as ações da Cirinho Sorrindo também está o acolhimento tanto do paciente diagnosticado com câncer quanto da família. Desde a criação da Cirinho Sorrindo, em 13 de dezembro de 2016, cerca de oito mil pessoas de todo o país já procuraram acolhimento, “informações e uma palavra de carinho na ONG”, pontua Carla. No momento, 1.063 pacientes são acompanhados pela Organização.
“A família fica doente junto. Em várias ocasiões nos deparamos com pais de família diagnosticados com câncer ou mães, e, então todo mundo desaba junto. Em muitos casos, em que o pai tem a doença, ele é o provedor e a família entra em depressão com a doença e ainda sofre com a situação financeira”, destaca a presidente.
A equipe também realiza visitas domiciliares e auxilia no encaminhamento de exames e consultas. “Mas nosso atendimento vai além disso: auxiliamos pessoas de todo o Brasil por meio das nossas redes sociais e telefones”, frisa. Para esse trabalho, a ONG conta com uma equipe multidisciplinar que presta o apoio e acolhimento, além de dar o direcionamento na busca de informações.
“Nossa equipe é toda de voluntários. Contamos com várias pessoas da área da saúde. São médicos, enfermeiros, psicólogos que auxiliam nessa busca e no repasse da informação especializada”, diz. “Mas nossa rede também conta com estudantes, donas de casa, profissionais liberais, pessoas das mais diversas áreas que estão disponíveis para dar um abraço, ouvir, sair para panfletar e distribuir informação em um domingo pela manhã, por exemplo”, acrescenta. Uma das voluntárias da ONG, a odontóloga Késia Luana da Silva, responsável pelos atendimentos odontológicos da ONG, acompanhou a assinatura do termo.
Ao assinar o termo de convênio, o prefeito Alei Fernandes, disse que a saúde é um setor que requer cuidado e carinho. “O câncer é uma doença rápida, silenciosa e devastadora. Quando descoberta no início tem tratamento sim e tem cura, por isso, quero parabenizar a Carla e a toda equipe por esse lindo trabalho de amparar e de informar”, disse. “
A secretária da Secretaria da Mulher e da Família (Semfa) e primeira-dama, Mara Fernandes, reiterou que o Município está à disposição da ONG. “Somos parceiros e agradecemos o empenho da Cirinho Sorrindo em prestar esse atendimento humanizando, acolhendo quem precisa em um momento tão difícil”, completa.
Interessados em ajudar a ONG, ou em atuar como voluntários podem entrar em contato pelo site www.ongcirinhosorrindo.org.br , ou por e-mail ongcirinhosorrindo@gmail.com ou ainda pelo telefone 3544-7275. Quem quiser fazer doações está disponível a conta 950-7, agência 0812, Banco Sicredi, em nome da ONG.
Texto: Claudia Lazarotto
Fotos: Ney Douglas
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Mín. 17° Máx. 38°