A Secretaria Municipal de Saúde inicia a partir desta quarta-feira, 27 de agosto, a aplicação da chamada“Dose Zero” da vacina contra o sarampoem crianças de6 meses a 11 meses e 29 dias de idade. Até então, a imunização só era realizada a partir dos 9 meses, mas, com a oferta do imunizante no Estado, o Município conseguiu ampliar a faixa etária atendida.
O público entre 6 meses e 8 meses e 29 dias receberá a dupla viral (sarampo e rubéola), enquanto crianças a partir de 9 meses serão vacinadas com a tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba).
A medida segue orientação do Ministério da Saúde, que reforçou a necessidade da vacinação antecipada diante do risco de reintrodução do vírus no país. Vale destacar que a Dose Zero não substitui as vacinas de rotina, que seguem sendo obrigatórias aos 12 e 15 meses.
Vacinação em pessoas com alergia à proteína do leite (APLV)
O Ministério da Saúde destaca também a importância da vacinação de pessoas com alergia à proteína do leite de vaca (APLV). Apesar das restrições alimentares, essas pessoas podem e devem ser vacinadas contra o sarampo, seguindo protocolos de segurança indicados pelas equipes de saúde.
Sorriso recebeu apenas 50 frascos da vacina, o que exige um controle rigoroso na aplicação. Por isso, a Secretaria elaborou uma escala de vacinação por data e unidade de saúde, de forma a otimizar o uso dos frascos.
Confira o cronograma de vacinação em Sorriso:
Texto: Janaína Oliveira
Fotos: Arte Keniel Dias
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Mín. 18° Máx. 39°