Terça, 23 de Junho de 2026
Cidades Sorriso - MT

Projeto De Olho no Óleo leva conscientização ambiental e geração de renda para moradores do Bairro Mário Raiter

Por meio da parceria entre a Águas de Sorriso e a Prefeitura, foi realizada, no último sábado (20/06), mais uma edição do projeto De Olho no Óleo, ...

23/06/2026 às 08h41
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT

Por meio da parceria entre a Águas de Sorriso e a Prefeitura, foi realizada, no último sábado (20/06), mais uma edição do projeto De Olho no Óleo, por meio da área de Responsabilidade Social da concessionária. A ação foi promovida no Bairro Mário Raiter,  e teve como objetivo conscientizar a população sobre o reaproveitamento do óleo de cozinha usado para a produção de sabão, evitando o descarte irregular e possíveis obstruções na rede de esgoto.


Durante a oficina, os participantes aprenderam técnicas para transformar o óleo utilizado no preparo de alimentos em sabão em barra e líquido, promovendo práticas sustentáveis e até mesmo oportunidades de geração de renda.


Carina Tereza Barbosa, moradora do bairro, que participou da atividade, destacou a importância do aprendizado. "Foi uma oficina muito boa. Aprendi bastante, porque eu não sabia fazer sabão. Aprendi a fazer tanto em barra quanto líquido. Sempre tive vontade de aprender, mas nunca tive alguém para ensinar. Hoje vocês nos proporcionaram esse aprendizado que vou levar para a vida toda. Não só para dentro de casa, mas também como uma oportunidade de ganhar uma renda extra", relatou.


O coordenador da Águas de Sorriso, Ricardo Lima de Paula, reforçou a importância da iniciativa para o sistema de esgotamento sanitário do município.


"Participar do projeto Olho no Óleo é muito importante, porque o descarte inadequado do óleo de cozinha é um dos grandes responsáveis pelas obstruções na rede de esgoto em Sorriso. Mostrar para as famílias que esse óleo pode ser reaproveitado na produção de sabão, em vez de ser descartado na pia ou nos ralos, faz toda a diferença. Essa prática contribui para a preservação do sistema, reduz ocorrências operacionais e ajuda a evitar transtornos para a população, especialmente durante o período chuvoso", destacou.


A coordenadora do CRAS São Domingos, Fabiana Nascimento, também ressaltou os benefícios ambientais e sociais da ação. "Aqui as pessoas estão aprendendo como descartar corretamente o óleo de cozinha e entendendo os prejuízos do descarte inadequado. Além disso, estão adquirindo um novo conhecimento, aprendendo a produzir sabão para utilizar em casa e, quem sabe, até complementar a renda familiar", afirmou.


O curso foi ministrado pelo professor Thiago Henika, que apresentou de forma prática e didática como um resíduo que normalmente seria descartado pode ser transformado em um produto útil para o dia a dia, incentivando hábitos mais sustentáveis e conscientes.


Por meio do projeto De Olho no Óleo, Águas de Sorriso e Prefeitura reforçam o compromisso com a educação ambiental, a preservação dos recursos naturais e a promoção de ações que contribuam para a qualidade de vida da população.

  • Texto: Águas de Sorriso

    Fotos: Águas de Sorriso

    Atenção

    Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    500 caracteres restantes.
    Comentar
    Mostrar mais comentários