Começa na segunda-feira, dia 08 de setembro em Sorriso, a 20ª edição do Festival Estudantil Temático de Teatro para o Trânsito (FETRAN) – etapa Teles Pires. Entre os dias 08 e 12 de setembro de 2025, a cidade sediará o evento que promove a educação para o trânsito por meio da arte, organizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em parceria com o Governo de Mato Grosso e a Prefeitura de Sorriso, incluindo as secretarias municipais de Cultura e Educação.
A cerimônia de abertura ocorre nesta segunda-feira, 8 de setembro, às 19h, no Franciele Casarin Buffet (Av. dos Imigrantes, 5167 – Florais da Mata), com a presença dos atores e de autoridades.
Durante o festival, escolas dos municípios de Sorriso, Boa Esperança do Norte, Sinop, Lucas do Rio Verde, Tabaporã, Juína, Juara, Alta Floresta e Colniza apresentarão 27 espetáculos teatrais nas categorias infantil, infantojuvenil e juvenil. As apresentações acontecerão nos turnos da manhã, tarde e noite, até o dia 11. No dia 12 de setembro pela manhã, ocorre a contagem dos pontos pelos jurados; à tarde, acontece a cerimônia de premiação para os grupos vencedores.
O FETRAN, criado em 2004 pela PRF, tem como missão sensibilizar jovens, famílias e comunidades sobre segurança no trânsito, utilizando o teatro como ferramenta de educação, cidadania e reflexão social. Em 2025, ao completar 20 edições, o festival se consolida como uma das maiores iniciativas educativas do país voltadas à temática viária.
Segundo a secretária de Cultura, Marisa Neto, “a arte é um instrumento poderoso para fomentar a conscientização no trânsito. Por meio do teatro, os jovens expressam mensagens que educam e transformam atitudes, contribuindo com um trânsito mais humano, seguro e responsável”, disse.
A etapa regional em Sorriso é também uma porta de entrada para a fase estadual do FETRAN, que será realizada de 29 de setembro a 3 de outubro, no Cine Teatro Cuiabá, reunindo os melhores espetáculos das etapas regionais de todo o estado.
AnexosTexto: Larissa Gribler
Fotos: Arte DECOM
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Mín. 24° Máx. 40°