Segunda, 08 de Setembro de 2025
26°

Tempo nublado

Colíder, MT

Cidades BARRA DO GARÇAS

Barra do Garças (MT) decreta estado de emergência por causa de incêndio que atinge parque há 4 dias

Decreto, que tem validade de 180 dias, permite ao município adotar medidas urgentes, como a compra de equipamentos, contratação de profissionais e reforço das ações de combate.

08/09/2025 às 13h13
Por: Redação Fonte: G1/MT
Compartilhe:
Incêndio atinge Barra do Garças há quatro dias — Foto: Secom-BG
Incêndio atinge Barra do Garças há quatro dias — Foto: Secom-BG

A Prefeitura de Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, decretou, nesta segunda-feira (8), estado de emergência devido ao incêndio de grandes proporções que atinge o Parque Estadual da Serra Azul há quatro dias. O fogo mobiliza bombeiros, brigadistas e militares do Exército Brasileiro em uma operação conjunta para conter as chamas.

O decreto, que tem validade de 180 dias, permite ao município adotar medidas urgentes, como a compra de equipamentos, contratação de profissionais e reforço das ações de combate.

Segundo a prefeitura, o documento já foi enviado à Câmara Municipal para referendo e também à Assembleia Legislativa de Mato Grosso. A prefeitura pretende ainda comunicar oficialmente o Governo Federal para tentar garantir apoio nacional no enfrentamento do desastre ambiental.

Na última semana, o Governo do Estado atendeu a um pedido da prefeitura e enviou três aeronaves de combate ao fogo, sendo duas da Defesa Civil e uma do Corpo de Bombeiros, para auxiliar nos trabalhos aéreos. Em terra, o combate segue com equipes em campo tentando evitar que o incêndio avance ainda mais.

Foto: BG Mil Grau
Caption

Parque fechado

Há quatro dias, o Parque Estadual da Serra Azul foi fechado após o incêndio atingir a região. Segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), os bombeiros estão no local desde quando os focos de incêndio foram identificados para conter o avanço das chamas.

Desde o início da manhã de quinta, equipes do Batalhão de Emergências Ambientais monitoram o incêndio por meio de imagens de satélite para fornecer dados e subsidiar as estratégias de combate às chamas.

Em nota, a Prefeitura de Barra do Garças destacou que o parque é patrimônio histórico natural e turístico da cidade. "Quando eventos assim ocorrem, ferem cada um dos cidadãos barragarcenses e, com a administração não é diferente", diz trecho da nota.

Reforço aéreo e terrestre


Desde a semana passada, três aeronaves enviadas pelo Governo do Estado atuam no combate ao fogo, sendo duas da Defesa Civil e uma do Corpo de Bombeiros. As equipes aéreas lançam água sobre os principais focos, enquanto no solo militares do Corpo de Bombeiros, agentes do Exército Brasileiro e brigadistas voluntários tentam impedir que o incêndio se alastre para novas áreas do parque.

Foto: BH Mil Grau

As condições climáticas, com baixa umidade do ar e ventos fortes, têm dificultado o controle das chamas. Ainda assim, o esforço conjunto busca evitar que o fogo atinja pontos turísticos e áreas de preservação da fauna e flora típicas do Cerrado

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Colíder, MT Atualizado às 21h02 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 39°

Ter 43°C 21°C
Qua 43°C 24°C
Qui 45°C 25°C
Sex 42°C 23°C
Sáb 41°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes