Sexta, 19 de Setembro de 2025
29°

Tempo nublado

Colíder, MT

Cidades Sinop - MT

Indústria de tecelagem se impressiona com pujança de Sinop e estuda viabilidade de implantação na cidade

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (Sedec), promoveu uma agenda de fomento e investimento com o president...

19/09/2025 às 15h37
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Sinop - MT
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (Sedec), promoveu uma agenda de fomento e investimento com o presidente da Carpricórnio Têxtil, Gustavo Manfredini, e representante da Unique Commodities, Edivaldo Suzuki, para apresentação dos números que consolidam Sinop como uma cidade pujante. O encontro aconteceu na tarde de ontem (18), no Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Sinop (Previ Sinop).

O grupo, que é uma indústria do ramo de tecelagem, é de São Paulo, foi fundado em 1946 e completa 80 anos de existência em 2026. A principal matéria-prima da indústria é o algodão, um dos destaques das produções mato-grossenses. Segundo Manfredini 90% do algodão processado na indústria, hoje, sediada em SP, é de Mato Grosso.

“A primeira parte do processo produtivo é o algodão. Nós compramos hoje, aproximadamente, 90% dessa matéria-prima, aqui do Mato Grosso, da região. A ideia é que a gente esteja alocado aqui para que a gente compre e esteja mais próximo dessa matéria-prima. A intenção é fazer o fio aqui, então a gente teria uma indústria, de fato, aqui na cidade. Esse fio, depois de produzido, vai para São Paulo - onde a gente termina esse tecido - e depois ele vai se transformar numa peça pronta, numa calça jeans. A Capricórnio é uma das maiores do Brasil em relação à produção de denim. Também produzimos a sarja, que é outro produto baseado, também, no algodão”, explicou ele.

Manfredini disse que o encontro foi proveitoso para conhecer melhor a cidade e poder apresentar o potencial de sua empresa. “O grupo veio aqui para conhecer um pouco da cidade, entender um pouco dos números, a capacidade e a gente entendeu que é uma cidade com muita oportunidade, infraestrutura, com um crescimento excelente. A gente começou um estudo, de fato, para trazer a fiação [indústria] para cá. A Capricórnio Têxtil começa com a fiação, compra algodão, assim, muito próximo aqui dos produtores. A ideia é vir para cá[...]. Então foi muito bacana, ficamos muito empolgados aqui com essa possibilidade de começar essa parceria entre Capricórnio e a cidade de Sinop”, comentou ele.

Edivaldo Suzuki também se demonstrou impressionado com a cidade, principalmente no que tange a evolução do município em pouco tempo. “Sinop é, realmente, uma cidade incrível, os resultados e o crescimento, são gigantescos. A velocidade com que a cidade, de apenas 51 anos, conquistou e vem conquistando ano a ano, impressiona. O mais interessante é que, para nós da Unique Commodities, faz muito sentido no nosso plano de expansão, por exemplo, levar, muito, em consideração, após esse convite, a abertura de mais um dos nossos escritórios para estar cada vez mais próximo dos produtores”, disse.

A Unique Commodities, parte integrante do grupo, é uma agência de commodities verticalizada em serviços e soluções no agronegócio. A empresa que já possui investimentos no Brasil em: São Paulo (sede), porto de Santos (SP), Americana (SP), Luiz Eduardo Magalhães (BA) e Lucas do Rio Verde (MT), também está presente no exterior: Estados Unidos da América, México, Turquia e Vietnam. O intuito da empresa é atender bem e ser o elo de negócios e de gerenciamento de risco, através do agenciamento, consultoria e assessoria para os produtores de algodão, soja, milho, entre outros produtos agrícolas, às indústrias têxteis e as tradings globais.

O secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), José Pedro Serafini, foi quem recepcionou e se encarregou de mostrar os números econômicos de Sinop, e, se mostra confiante na germinação da semente plantada.

“Nós, na verdade, fazemos esse fomento, e é a nossa missão, para provocar o investidor para que veja com quem tem recurso, com quem tem opção de querer investir, de quem quer fazer parte dessa cumplicidade de harmonia financeira, do crescimento de Sinop, e, Sinop, tem essa representação macro-regional. Então o pessoal está vindo, nós estamos intermediando essas conversas, para que eles conheçam a realidade e não só o que a televisão ou rádio informa, as redes sociais, mas venham conhecer e, também, ter contato com as pessoas do setor, por exemplo. Hoje foi na área da tecelagem do algodão e isso a gente já percebeu que vai dar, logo logo, resultar em um bom negócio; bom para Sinop, bom para todos nós”, comentou.

Foto: Gustavo Manfredini - presidente da Carpricórnio Têxtil / Crédito: David Willian
Foto: Gustavo Manfredini - presidente da Carpricórnio Têxtil / Crédito: David Willian
Foto: Edivaldo Suzuki - representante da Unique Commodities / Crédito: David Willian
Foto: Edivaldo Suzuki - representante da Unique Commodities / Crédito: David Willian
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Colíder, MT Atualizado às 17h02 - Fonte: ClimaTempo
29°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 39°

Sáb 37°C 22°C
Dom 39°C 22°C
Seg 39°C 21°C
Ter 37°C 21°C
Qua 38°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes