A unidade do Serviço Nacional do Emprego (Sine) de Sorriso que funciona no Ganha Tempo Central, disponibilizou atendimento especial para preenchimento de vagas de trabalho ofertadas a Pessoas com Deficiência (PCDs).
O Dia D de Inclusão de Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho foi realizado na sexta-feira (19 de setembro), e integra a estratégia nacional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que visa fortalecer a inclusão produtiva da pessoa com deficiência, fomentando o cumprimento da Lei nº 8.213/1991, art. 93 (Lei de Cotas), e da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015).
A ação contou com apoio direto da Prefeitura de Sorriso, do Senai, e participação das empresas Engedelta, Marombi, Nutribrás, Havan, DelMoro e DelNorte.
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado nacional em 21 de setembro, foi instituído pela Lei nº 11.133/2005 com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.
O preconceito e a inacessibilidade pública são responsáveis por dificultar a vida dos deficientes e, como pontos centrais, também precisam ser debatidos na data.
As comemorações ocorrem desde 1982 e foram uma iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes – MDPD, grupo que debate propostas de transformações sociais em prol dos portadores de deficiência há mais de 40 anos.
Pessoa com deficiência é a que possui limitação ou incapacidade para o desempenho de atividades e requer atenção integral que compreenda ações de promoção, prevenção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde.
As deficiências se enquadram nas seguintes categorias:
– deficiência física;
– deficiência visual;
– deficiência auditiva;
– deficiência mental;
– deficiência múltipla.
Sobre o Sine em Sorriso
Além da unidade do Sine no Ganha Tempo Central, há também uma unidade no Ganha Tempo da Zona Leste.
Texto: Nádia Mastella
Fotos: Reginaldo de Souza
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Mín. 21° Máx. 37°