Falar sobre a vida e o cuidado com ela. Tratar sobre apoio e cuidado. É com esse mote que a Secretaria Municipal de Assistência (Semas) e a Secretaria da Mulher e da Família (Semfa) realizou ontem à noite, 23 de setembro, uma ação comunitária no CRAS São Domingos com o tema “Setembro Amarelo – campanha nacional de valorização da vida e prevenção ao suicídio”. Nesta quarta-feira, dia 24, a mesma ação será realizada no CRAS São José a partir das 19 horas.
“Essa conversa é muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está passando por uma situação, um momento difícil, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia”, frisa a secretária da Semfa, Mara Fernandes.
Já nesta sexta-feira, 26 de setembro, o encontro será no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI) às 13h30. E, fechando a programação do Setembro Amarelo no dia 30 a temática será abordada no CRAS Vitória Régia com início às 19 horas. As atividades iniciaram ainda na semana passada com o primeiro encontro realizado na Praça CEU.
“Falar sobre o Setembro Amarelo é trazer à tona uma discussão essencial em torno da vida, muitas vezes quem está do nosso lado está passando por uma situação difícil e nem percebemos, então, um momento como esse pode auxiliar essa pessoa ou nos propiciar ferramentas para que possamos auxiliar”, frisa a secretária de Assistência Social, Daniela Marsola.
Onde buscar ajuda?
OCentro de Valorização da Vida (CVV)oferece apoio emocional gratuito e sigiloso pelo número188, disponível 24 horas por dia.
Texto: Claudia Lazarotto
Fotos: Ney Douglas
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Mín. 21° Máx. 35°