Será inaugurada na próxima terça-feira, 30 de setembro, às 9 horas, o Espaço de Acolhimento Sala Lilás da Upinha da Zona Leste. O espaço, instalado na própria unidade de saúde visa ofertar um ambiente seguro e especializado para mulheres vítimas de violência. Nesse caso, a própria equipe de triagem será responsável por identificar mulheres que buscam atendimento, garantindo acolhimento especializado e com equipe multidisciplinar e oferta de atendimento psicológico.
A gestora da Secretaria da Mulher e da Família (Semfa) e primeira-dama do Município, Mara Fernandes, reforça que a psicoterapia é fundamental no processo de acolhimento e recuperação das vítimas.
Mara pontua que a instalação da sala atende à Lei Municipal nº 3.690, de 29 de maio de 2025. “A Sala Lilás é uma proposta do vereador Adir Cunico e ressalta a importância de mulheres em situação de violência ser atendidas em ambientes privativos e individualizados no Sistema Único de Saúde (SUS)”, pontua Mara. A secretária lembra que a lei municipal está em consonância com a Lei Federal nº 14.847/2024.
“É um avanço para o atendimento e cuidado com a mulher sorrisense e vem ao encontro do trabalho que realizamos com a criação da Semfa, uma pasta voltada exclusivamente ao cuidado com a mulher e consequentemente com a família”, destaca.
Mara destaca que a comunidade está convidada a participar da inauguração da Sala e destaca que “a partir de terça-feira os profissionais já estarão à disposição para atendimento”.
Sobre a Upinha
Vale lembrar que de segunda a sexta-feira o espaço atende como o PSF Novos Campos em horário comercial. E diariamente, das 18 horas às seis da manhã do dia seguinte, funciona como a Upinha da Zona Leste. Aos sábados, domingos e feriados permanece aberto 24 horas.
Serviço:
O que: inauguração Espaço de Acolhimento Sala Lilás
Local: Upinha da Zona Leste
Data e horário: 9 horas, dia 30 de setembro de 2025
Texto: Claudia Lazarotto
Fotos: Arte Victor Rodrigues
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Mín. 21° Máx. 32°