Os primeiros 10 dias do mês de outubro terão a sensação de "gangorra térmica" para os mato-grossenses, com madrugadas frescas, manhãs quentes e tardes e noites chuvosas. Além disso, há um alerta laranja de perigo de fortes tempestades para 82 cidades, sendo a maioria delas na região norte do Estado, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Em Cuiabá, o calor intenso marca o início de outubro, com máximas chegando a 40°C na quarta-feira (1°). O tempo fica firme até sábado (4). A chuva aparece no domingo (5) à noite e volta a ocorrer de forma passageira até quinta-feira (9), quando há previsão de chuva forte de manhã. As mínimas devem ficar em torno de 24°C a 29°C.
Em Chapada dos Guimarães, a semana começa com sol e muitas nuvens, mas sem chuva até sábado. A partir de domingo, há chance de pancadas rápidas, que seguem até quinta-feira, com dias de maior instabilidade, especialmente terça e quarta. As temperaturas variam de 22°C a 37°C.
Cáceres, região oeste do estado, terá o predomínio de sol forte e ‘calorão’ até segunda-feira (6), sem registro de chuva. A partir de terça-feira (7), retornam pancadas rápidas à noite, e na quinta-feira há previsão de chuva forte pela manhã. Os termômetros variam entre 24°C e 38°C.
Rondonópolis, no sul de Mato Grosso, a previsão é de predomínio de sol e calor até sábado, sem previsão de chuva. A partir de domingo pancadas isoladas retornam, com instabilidade maior entre terça e quinta. As temperaturas oscilam entre mínimas de 22°C e máximas de 37°C.
Em Sinop o tempo fica mais instável. Já na sexta-feira (3) há chance de chuva, que se intensifica no fim de semana e permanece até quinta-feira. Segunda-feira (6) deve ser o dia mais chuvoso. As temperaturas variam de 22°C a 37°C, com sensação de abafamento. Além da ‘Capital do Nortão’, outras 81 cidades possuem alerta laranja de perigo de fortes tempestades.
A expectativa é de que caia chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros ao dia. Há ainda a possibilidade de ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Também há a previsão de risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Em casos mais graves o Corpo de Bombeiros (192) ou a Defesa Civil (197) podem ser acionados.
Água Boa
Alta Floresta
Alto Boa Vista
Apiacás
Araguaiana
Aripuanã
Bom Jesus do Araguaia
Brasnorte
Campinápolis
Campo Novo do Parecis
Campos de Júlio
Canabrava do Norte
Canarana
Carlinda
Castanheira
Cláudia
Cocalinho
Colíder
Colniza
Comodoro
Confresa
Cotriguaçu
Diamantino
Feliz Natal
Gaúcha do Norte
Guarantã do Norte
Ipiranga do Norte
Itanhangá
Itaúba
Juara
Juína
Juruena
Lucas do Rio Verde
Luciara
Marcelândia
Matupá;
Nobres
Nortelândia
Nova Bandeirantes
Nova Canaã do Norte
Nova Guarita
Nova Lacerda
Nova Marilândia
Nova Maringá
Nova Monte Verde
Nova Mutum
Nova Nazaré
Nova Santa Helena
Nova Ubiratã;
Nova Xavantina
Novo Horizonte do Norte
Novo Mundo
Novo Santo Antônio
Paranaíta
Paranatinga
Peixoto de Azevedo
Planalto da Serra
Porto Alegre do Norte
Porto dos Gaúchos
Querência
Ribeirão Cascalheira
Rondolãndia
Rosário Oeste
Santa Carmem
Santa Cruz do Xingu
Santa Rita do Trivelato
Santa Terezinha
Santo Antônio do Leste
São Félix do Araguaia
São José do Rio Claro
São José do Xingu
Sapezal
Serra Nova Dourada
Sinop
Sorriso
Tabaporã
Tangará; da Serra
Tapurah
Terra Nova do Norte
União do Sul
Vera
Vila Rica
Mín. 23° Máx. 39°