Sob os holofotes internacionais do Elite Capoeira Fight 2, realizado em Miami, Flórida, o jovem capoeirista Francisco Lauro Monteiro de Campos (Chico) alcançou o título de bicampeão mundial na categoria Juvenil 2 ao derrotar adversários de alto nível do mundo todo no sábado, 04/10. O feito é resultado de uma trajetória invicta em todas as etapas classificatórias — regionais, nacionais e a disputa final.
Chico já havia conquistado o campeonato em fevereiro deste ano, também na Flórida, e desta vez defendeu seu posto como melhor do mundo! Na edição de outubro, o evento Elite Capoeira Fight 2 trouxe ao ringue uma seleção dos mais fortes lutadores da atualidade.
A delegação brasileira contou com o suporte da Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria de Cultura, e do Governo do Estado de Mato Grosso, via SECEL (Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer).
Em fala emocionada, a mãe do atleta, Luciana Monteiro, falou sobre a rotina disciplinada do filho. “Desde pequeno ele é muito focado. Treina diariamente, alterna com musculação, controla alimentação rigorosamente. A capoeira faz parte da vida dele e está na nossa família há gerações.”
Além de seguir intenso programa de treinos individuais, Chico também dedica parte de seu tempo ao trabalho social: ele ministra aulas de capoeira para crianças no CRAS São José, através da oficina cultural.
Segundo Luciana, Chico e seu coach, seu pai, Wanderson Wagner de Campos, retornarão ao Brasil na quarta-feira, 08 de outubro, trazendo na bagagem um novo título para celebrar.
Texto: Larissa Gribler
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Mín. 21° Máx. 41°