Sinop voltou a se destacar no cenário esportivo estadual com a realização da primeira etapa dos Jogos Abertos Mato-grossense. A cidade foi sede do evento que concentrou 16 municípios das região centro norte e norte de Mato Grosso: Peixoto de Azevedo, Ipiranga do Norte, Matupá, Cláudia, Nova Mutum, Santa Carmem, União do Sul, Vera, Nova Canaã do Norte, Sorriso, Alta Floresta, Guarantã do Norte, Lucas do Rio Verde, Paranaíta e Nova Ubiratã.
O vice-prefeito, Paulinho Abreu, destaca que esse é o intuito da gestão, promover cultura, esporte e lazer para população sinopense, através do fomento ao esporte, com a realização de eventos regionais, estaduais e nacionais.
“Nosso objetivo é trazer, cada vez mais, competições regionais em parceria com o Governo do Estado e até competições nacionais. Esses Jogos Abertos faziam muito tempo que não tinha aqui na cidade e hoje pudemos sediar. Essa foi a etapa regional, Sinop como município sede, e com um grande sucesso também dos times daqui. De oito times que se classificaram nas quatro modalidades, nós tivemos seis de Sinop que vão participar dos jogos estaduais. Então o município fica muito feliz em receber esse tipo de competição e está aberto a receber cada vez mais competições para fortalecer ainda mais nosso esporte”, comentou ele durante a cerimônia de entrega dos troféus e medalhas.
Gabriel Vasconcelos, secretário de Cultura, Esporte e Turismo, lembra que Sinop sediou os primeiros Jogos Abertos do estado de Mato Grosso, na década de 90 e afirma que o município possui tradição nessa competição.
“Sinop é um polo, não só regional, mas no estado, do esporte mato-grossense. Os primeiros jogos abertos do estado de Mato Grosso, década de 90, foram realizados aqui em Sinop. Então a gente tem uma tradição, uma história nesse tipo de evento. E agora vem essa competição, uma fase regional, que de Mutum [Nova Mutum] até Alta Floresta, Piacás, enfim, muitas cidades participantes”, ressaltou ele.
O secretário destaca ainda que Sinop mantém a tradição de disputar os jogos sempre com atletas pratas da casa, o que destaca o município frente aos demais participantes, que, geralmente, competem com uma seleção de atletas de vários municípios do estado.
“Quero fazer um agradecimento especial aos atletas que participaram dessa competição. A esmagadora maioria dos atletas são pessoas que trabalham aqui na cidade, são atletas amadores que depois do seu período de trabalho, vão treinar em toda essa estrutura que as quadras de cultura, esporte e turismo têm. A gente viu aqui, equipes trazendo atletas profissionais para estar jogando, nós fizemos isso de forma orgânica, a maioria dos atletas são atletas realmente de Sinop, que trabalham, que moram aqui, então a gente fica muito feliz por poder ter tido um resultado assim gigantesco. De oito modalidades, a gente chegar em seis é um orgulho, então parabéns aos atletas, parabéns aos técnicos, ao pessoal envolvido. Sinop é um orgulho nessa área esportiva”, celebrou.
O responsável técnico da Diretoria de Esporte de Sinop, Patrício Souza, acompanhou toda a organização do evento e destaca que a execução aconteceu com tranquilidade e consolidou Sinop como uma sede de alto nível.
“Sem sombra de dúvidas foi um evento de uma magnitude muito grande. Há muito tempo que Sinop não sediava um evento desse tamanho, e hoje, finalizamos aí, graças a Deus, tudo 100%. Seis equipes de Sinop que vai disputar a nível estadual, então, parabenizar todos os atletas, também que se empenharam, se dedicaram e conseguiram essas vagas para a fase estadual. Agora vamos com força total para a fase estadual”, evidenciou.
Novos Eventos
O secretário de Cultura, Esporte e Turismo anuncia que a pasta está investindo os esforços para trazer novidades, já para o ano que vem.
“A organização [Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso] adorou nossa cidade, nossa estrutura, então agora a gente vem já com a proposta de, a partir de 2026, sediar grandes eventos e trazer mais capitalização para isso. Não é só esporte, mas também o turismo que fomenta economia, fomenta uma série de ações que conjugam, também, no lazer para comunidade poder assistir jogos de alto nível. Então é muito bacana a gente vai poder ver Sinop no circuito de eventos do estado e do circuito nacional”, antecipou Vasconcelos.
Evento
A competição reuniu 16 municípios, 592 atletas e 87 profissionais da comissão técnica e apoio ao evento, divididos em 57 equipes que duelaram em busca de uma vaga na segunda fase da competição, que é a estadual.
Todas as equipes sinopenses que disputaram a final, neste domingo, estão na etapa estadual do campeonato. Para as modalidades de basquetebol e voleibol, a competição acontecerá entre os dias 14 e 16 de novembro em Lucas do Rio Verde. Para as equipes das modalidades de futsal e handebol, a competição será entre os dias 21 e 23 de novembro em Sorriso.
Mín. 21° Máx. 41°