
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) distribuiu 500 mil doses de vacina para que os 142 municípios do Estado realizem ações da Campanha Nacional de Multivacinação, entre os dias 6 e 31 de outubro. A iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com Estados e prefeituras, é voltada para o público de até 15 anos de idade.
O Dia D de mobilização está marcado para 18 de outubro (sábado), quando os postos de saúde ficarão abertos em todo o país para atender a população.
“É muito importante que todos, em especial crianças e adolescentes, mantenham a caderneta atualizada. Todas as doses previstas no Calendário Nacional de Vacinação estarão à disposição da população de Mato Grosso. O Dia D, que vai ocorrer em um sábado, será mais uma oportunidade para que os pais e responsáveis possam proteger as nossas crianças”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, os não vacinados contra o HPV (papilomavírus humano), febre amarela e sarampo estão entre as prioridades da campanha.
“Precisamos reforçar a prevenção contra o sarampo em todo o Estado, principalmente pela proximidade com a Bolívia, onde houve um surto de casos. Por isso, essa vacina será oferecida também aos adultos até 59 anos. É muito importante que nós atinjamos alta cobertura vacinal para prevenir a reintrodução da doença no Brasil”, esclareceu Alessandra.
Até 1º de outubro de 2025, o Brasil confirmou 31 casos importados, quando a infecção ocorre fora do país. Em Mato Grosso, foram registrados três casos no município de Primavera do Leste.
Durante a campanha, estarão disponíveis vacinas contra BCG, rotavírus, pneumocócica-10 valente, meningocócica C, meningocócica ACWY, pentavalente, poliomielite, febre amarela, tríplice viral, varicela, hepatite A, hepatite B, dupla adulto, HPV e dTpa.
De acordo com o coordenador estadual de Imunização, Marx Camarão, a SES tem mantido um diálogo constante com os municípios para garantir que a vacinação seja ampliada de forma eficaz durante toda a campanha.
“Trabalhamos juntos para otimizar a distribuição de doses e mobilizar as equipes de saúde, assegurando que todos os cidadãos tenham acesso a essa importante medida de proteção. O objetivo é alcançar o maior número de pessoas possível, priorizando as áreas com maior vulnerabilidade e garantindo a continuidade das ações de imunização”, afirmou o coordenador.
Com cobertura vacinal de 98,9%, a dose contra BCG é a única no Estado que está acima da ideal, de 90%. As vacinas contra rotavírus e HPV têm a mesma meta, mas estão, respectivamente, com cobertura de 84,13% e de 85,54% em meninas e de 72,23% em meninos.
As outras vacinas têm cobertura ideal de 95%, mas, conforme atualização do painel nesta terça-feira (7.10), estão abaixo do desejado: pneumocócica-10: 87%; meningo C: 83,8%; poliomielite: 81,1%; febre amarela: 72,4%; pentavalente: 81,7%; tríplice viral: 89,9%; varicela: 67,8%; e hepatite A: 77,9%.
Saúde Tratamento clínico amplia alternativas contra a obesidade
Saúde Cirurgias menos invasivas preservam fertilidade feminina
Saúde Clínica Artisti oferece tratamentos capilares personalizados
Saúde Abordagem personalizada orienta cuidado para obesidade Saúde Abordagem integral auxilia tratamentos de emagrecimento Cuidado clínico na perda de peso combina avaliação metabólica, fatores emocionais e intervenções comportamentais. A Dra. Vanessa Fraife, médica com...