A Polícia Militar de Mato Grosso oficializou, na manhã desta terça-feira (14.10), o novo Subchefe de Estado-Maior Geral da instituição, em solenidade realizada no auditório do Comando-Geral da PM, em Cuiabá. O coronel Anderson Luiz do Prado assumiu como novo comandante da terceira maior função da PM, em substituição ao coronel José Nildo de Oliveira.
A subchefia de Estado-Maior Geral é a unidade responsável por promover a coordenação operacional entre todos os Comandos Regionais, o Comando de Policiamento Especializado e instituições parceiras, promovendo estratégias e operações de segurança que atuem em todos os municípios de Mato Grosso.
O novo subchefe de Estado-Maior Geral, coronel Luiz Prado, foi promovido ao posto máximo da PM em setembro, deste ano. Ao assumir a nova unidade, deixará o comando do 12º Comando Regional, sediado em Pontes e Lacerda.
Além disso, possui em seu currículo passagens como comandante do 18º Batalhão, diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa (Deip) e comandante da Academia Costa Verde e Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfap), responsáveis pela formação e qualificação de policiais militares.
O coronel José Nildo de Oliveira, em seu discurso de despedida, relembrou os quase dois anos na função e destacou os índices de redução de criminalidade e aumento da produtividade, com apreensões de entorpecentes e registros de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs), por meio de operações integradas e do Programa Tolerância Zero do Governo do Estado, trazendo o combate ao crime e segurança da população.
“Sinto-me profundamente honrado pela oportunidade de ter contribuído com o fortalecimento da estrutura operacional e estratégica da nossa corporação, com êxito de inúmeras ações, entre elas o Programa Tolerância Zero contra às Facções Criminosas do Governo do Estado, que consolidou um marco na repressão e presença ostensiva da Polícia Militar em todo o Estado. Registramos reduções de diversos índices criminais e aumento da produtividade, com mais de 18 toneladas apreendidas apenas pela PM e 11 mil TCOs encaminhados ao Poder Judiciário, com eficiência e proximidade com o cidadão”, ressaltou.
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, agradeceu ao trabalho desempenhado pelo coronel José Nildo e destacou a capacidade do coronel Luiz Prado no comando da unidade regional de Pontes e Lacerda e desejou as boas-vindas ao novo comandante.
“Muitos dos últimos avanços recentes tem o DNA do coronel José Nildo, nada disso aconteceu sem que ele estivesse colaborando diretamente, principalmente com a Operação Tolerância Zero e nossas tomadas de posições e nossos projetos. Foi uma honra ter o senhor como meu 03. Já ao coronel Luiz Prado, tenho certeza que seu talento, capacidade e resiliência, como comandante de uma unidade regional produtiva, combatendo o narcotráfico na região de Pontes e Lacerda, vai fazer diferença nessa nova função e fazer com que nossa instituição se desenvolva cada vez mais”, enfatizou o comandante-geral.
O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel César Roveri, também esteve presente na solenidade e destacou a importância da integração operacional entre as forças de segurança e desejou sucesso ao novo comandante.
“O coronel José Nildo fez um bom período à frente da instituição, o respeito, a amizade, a ética com a corporação, a seriedade que conduziu os trabalhos, a integração com as forças de segurança, fica toda nossa gratidão e respeito à sua competência. Coronel Luiz Prado, o senhor é um profissional exemplar e venceu suas dificuldades, o senhor é um homem de capacidade, de família e vai nos honrar muito. A Secretaria de Segurança Pública vai continuar sempre apoiando as ações dessa instituição e dessa unidade. Que Deus o abençoe”, finalizou o secretário.
Mín. 21° Máx. 36°