Quinta, 30 de Outubro de 2025
32°

Tempo nublado

Colíder, MT

Geral Legislativo - MT

Frente Parlamentar de Inovação debate criação de consórcio tecnológico em Campo Novo do Parecis

Iniciativa, conduzida por Chico Guarnieri, quer integrar municípios e garantir investimentos em tecnologia e segurança

29/10/2025 às 16h01
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - MT
Compartilhe:
Foto: RONALDO MAZZA/ALMT
Foto: RONALDO MAZZA/ALMT

O deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) leva para Campo Novo do Parecis a reunião da Frente Parlamentar de Tecnologia e Inovação. O encontro será na Câmara municipal de vereadores, a partir das 14 horas desta quinta-feira (30), e terá como pauta a criação de um consórcio intermunicipal de Tecnologia e Inovação.

Para o deputado, a iniciativa busca garantir que os municípios tenham condições de investir de forma competitiva e segura em inovação, ampliando o acesso a recursos e fortalecendo a cooperação regional. 

“Em nosso estado, já contamos com experiências consolidadas de consórcios intermunicipais em diferentes áreas. Na Saúde, por exemplo, são 16 consórcios que reúnem 137 municípios. Os dados evidenciam que a cooperação regional é um instrumento eficaz para racionalizar recursos, ampliar resultados e viabilizar soluções que, de forma isolada, muitos municípios não conseguiriam alcançar”, destaca Chico Guarnieri.

Entre os exemplos de aplicação prática, o parlamentar citou o uso de tecnologia na segurança pública, como o botão do pânico da Lei Maria da Penha, já utilizado em cidades como Cuiabá, Cáceres, Rondonópolis e Várzea Grande, e que pode ser expandido a outras regiões por meio do consórcio. Outra proposta é a utilização de câmeras em caminhões de transporte de carga pesada, para monitoramento e prevenção de roubos.

Chico Guarnieri reforça que a inovação tecnológica é uma realidade mundial, e o objetivo do consórcio é assegurar que os pequenos municípios também tenham acesso a ferramentas modernas.

“Nosso propósito é que a tecnologia seja um instrumento de desenvolvimento e segurança para todos, e que Mato Grosso avance de forma integrada nesse processo”, conclui.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários