
A Secretaria Municipal de Saúde de Sorriso (MT) divulgou um balanço destacando a ampliação de consultas especializadas e os resultados significativos realizados por meio da estratégia de saúde digital, realizada peloCentro de Inovação em Telessaúde de Sorriso (CITS).
Nos dias 27 e 28 de outubro, o município ampliou a oferta de atendimentos em diversas especialidades, como Cardiologia, Reumatologia e Nutrição, entre outras. Parte dessas consultas foi realizada em unidades de saúde, como a do bairro Rota do Sol, que conta com o suporte do Consultor Digital — ferramenta que conecta pacientes e profissionais de forma ágil e segura, fortalecendo o cuidado e o acesso à saúde especializada.
Os dados apresentados pela Secretaria demonstram o impacto da implementação da saúde digital no município. Desde o início dos atendimentos, no final de julho, os resultados são de 1.786 teletriagens. Dessas triagens, resultaram mais de 1.200 consultas médicas online, facilitando o acesso e a agilidade no atendimento.
De acordo com o coordenador do projeto em Sorriso, Valdelírio Venites, a tecnologia tem sido a principal aliada na agilidade dos atendimentos. A adesão tem sido crescente, com o Município registrando mensalmente mais de 400 consultas por consultório virtual de atenção primária.
“Sorriso é pioneiro não só para o Estado, mas como país ao abraçar essa ferramenta. Nosso desafio no primeiro momento era entender qual seria essa acessibilidade da população com a tecnologia. E o que percebemos é que a população aderiu e gostou do serviço de telessaúde e telemedicina”.
A Telessaúde permitiu uma maior flexibilização dos horários, solucionando um antigo problema de longas esperas por consultas. Vanio Jordani explica como a tecnologia tem ajudado a melhorar o tempo e a atender às necessidades da rotina do cidadão, ressaltando a importância do atendimento noturno para quem tem dificuldade de comparecer durante o dia.
"Uma pessoa que trabalha o dia todo e, na parte da noite, tem que acompanhar o pai ou a mãe ou algum familiar em consulta. A gente consegue fixar o horário e fazer o máximo possível para atender naquele horário, para melhorar o atendimento e para que as pessoas possam acessar o serviço com mais qualidade", detalhou.
A gestão em saúde também avançou na ampliação da oferta de serviços especializados e na infraestrutura. A fase atual de expansão inclui especialidades essenciais como: Reumatologia; Cardiologia; Endocrinologia e Nutrição, alguns deles sendo realizados no Ambulatório Médico Especializado (AME).
Outro ponto de destaque é a infraestrutura de apoio ao diagnóstico. A cidade instalou 12 pontos de eletrocardiograma (ECG), o que permitiu a realização de mais de 3 mil exames até o momento, um avanço fundamental para a saúde cardiovascular da população.
O projeto é fruto da colaboração entre a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Inovação em Telessaúde de Sorriso (CITS), a Telessaúde Efetiva da Universidade Federal de Santa Catarina e a AbraSocial
“A divulgação e o envolvimento local também foram cruciais, contando com o apoio dos presidentes de bairro, dos agentes comunitários de saúde e dos próprios profissionais das equipes que ajudam a levar os serviços do Tele a toda a população”, finaliza o gestor da pasta.
Texto: Janaína Oliveira
Fotos: André Morais
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Radar AMM Gestores municipais têm até esta sexta-feira para atualizar dados e executar recursos da educação
Destaques AMM Gestores municipais de Mato Grosso participam do Conexão CNM em novembro
Sinop - MT Cemitério Municipal de Sinop terá três missas e estrutura revitalizada para o Dia de Finados Mín. 20° Máx. 37°