
O Comitê Editorial e de Programação (Comep) e o Comitê de Participação Social, Diversidade e Inclusão (Cpadi), instâncias de participação social da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), decidiram fazer uma moção de reconhecimento à cobertura dos veículos da empresa sobre a operação policial, que deixou pelo menos 121 mortos no Rio de Janeiro nesta semana.
Com a moção, os comitês “vêm a público expressar reconhecimento e apreço ao trabalho jornalístico realizado pelos veículos públicos da EBC na cobertura da operação policial”.
A manifestação dos comitês afirma:
“As produções demonstraram elevado compromisso com os princípios do jornalismo público e com os valores da comunicação voltada ao interesse cidadão, adotando padrões de cobertura sensível, respeitosa e humanizada diante da dor de famílias periféricas que tiveram parentes mortos nas incursões policiais realizadas nos complexos da Maré e da Penha, na capital fluminense”.
O Comitê Editorial e de Programação (Comep) e o Comitê de Participação Social, Diversidade e Inclusão (Cpadi), colegiados de participação social da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) , reunidos no dia 29 outubro de 2025, vêm a público expressar reconhecimento e apreço ao trabalho jornalístico realizado pelos veículos públicos da EBC na cobertura da operação policial conduzida no Rio de Janeiro em 28 de outubro de 2025, que resultou, até o momento, em cerca de 120 mortes — configurando-se como a ação policial mais letal da história do estado.
Os comitês destacam, em especial, a edição do Repórter Brasil Tarde , exibida em 29 de outubro pela TV Brasil , bem como as reportagens e registros fotográficos produzidos pela Agência Brasil e o trabalho das equipes de Radiojornalismo da EBC .
As produções demonstraram elevado compromisso com os princípios do jornalismo público e com os valores da comunicação voltada ao interesse cidadão, adotando padrões de cobertura sensível, respeitosa e humanizada diante da dor de famílias periféricas que tiveram parentes mortos nas incursões policiais realizadas nos complexos da Maré e da Penha, na capital fluminense.
Os colegiados ressaltam que a cobertura se pautou pela escuta plural e equilibrada de fontes , incluindo moradores e lideranças comunitárias das regiões afetadas e representantes de organizações da sociedade civil, além de especialistas em segurança pública e direitos humanos. Essa abordagem reafirma o papel essencial dos veículos públicos de comunicação na garantia do direito à informação qualificada, contextualizada e comprometida com os direitos humanos e a democracia.
Dessa forma, o Comep e o Cpadi registram esta moção de reconhecimento e congratulação às equipes jornalísticas da TV Brasil , da Agência Brasil , do Radiojornalismo e das Redes Sociais da EBC , pelo profissionalismo, responsabilidade e sensibilidade demonstrados em uma cobertura de grande relevância pública e social.
Por fim, solicitam que a direção da EBC garanta equipamentos de proteção individual (EPIs) e condições adequadas de trabalho aos profissionais envolvidos, respeitando protocolos de segurança jornalística em contextos de risco e de atuação em áreas conflagradas.
 Geral  Famílias de mortos em operação no Rio reclamam de falta de informação
  Geral  Famílias de mortos em operação no Rio reclamam de falta de informação   Legislativo - MT  Assembleia Legislativa debate fortalecimento do comércio em Tangará da Serra
  Legislativo - MT  Assembleia Legislativa debate fortalecimento do comércio em Tangará da Serra   Geral  IML do Rio identifica 100 dos 121 mortos na Operação Contenção
  Geral  IML do Rio identifica 100 dos 121 mortos na Operação Contenção  Legislativo - MT  Procuradoria da Mulher leva oficina “Entre Pedras e Balões” para colaboradoras de hospital e maternidade
  Legislativo - MT  Procuradoria da Mulher leva oficina “Entre Pedras e Balões” para colaboradoras de hospital e maternidade   Cuiabá - MT  Procon de Cuiabá alerta para crimes de tabelamento fará fiscalização no show do Guns N’ Roses
  Cuiabá - MT  Procon de Cuiabá alerta para crimes de tabelamento fará fiscalização no show do Guns N’ Roses   Legislativo - MT  Wilson Santos ressalta que decisão sobre concessão de energia impactará Mato Grosso nas próximas três décadas
  Legislativo - MT  Wilson Santos ressalta que decisão sobre concessão de energia impactará Mato Grosso nas próximas três décadas Mín. 21° Máx. 36°
 
  
  
 