
A obesidade é definida pelo acúmulo excessivo de gordura corporal e classificada pelo índice de massa corporal (IMC). Considera-se obesidade quando o IMC é igual ou superior a 30 kg/m², dividida em grau I – de 30 a 34,9 -, grau II – de 35 a 39,9 – e grau III, ou mórbida, quando acima de 40.
Segundo dados de 2024, divulgados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), 34,66% da população apresenta algum grau de obesidade. Do total, 21,31% têm obesidade grau I, 8,67% grau II e 4,63% grau III (mórbida), somando mais de 8,6 milhões de pessoas com IMC acima de 30 kg/m².
A Dra. Anna Mainardes, médica cirurgiã com atuação em emagrecimento, saúde metabólica e protocolos de longevidade, explica que a obesidade é o resultado de um conjunto extremamente complexo de desordens metabólicas, hormonais, genéticas e comportamentais.
“É impossível tratar obesidade sem levar em consideração todos os fatores que a compõem. Tratamentos que focam apenas na perda de peso não tratam a causa e geram resultados efêmeros. É fundamental realizar avaliações detalhadas, considerando o metabolismo, as necessidades individuais, o estilo de vida e as particularidades de cada paciente”, afirma a médica.
Estratégias integrativas
Para a Dra. Anna Mainardes, um plano de emagrecimento deve conter estratégias integrativas, além de ser personalizado e progressivo – ajustando as intervenções conforme a evolução individual – e incluir uma composição de medicamentos, vitaminas, nutrientes, tecnologias e procedimentos estéticos específicos.
“Um caminho que leva ao emagrecimento duradouro, com saúde e beleza inclui uma estratégia que aborda vitaminas, massa muscular, estética, melhora a qualidade de vida e promove uma mudança de hábito sustentável, respeitando o ritmo de cada paciente”, defende a médica.
A Dra. Anna Mainardes ressalta que um tratamento integrativo busca quebrar o ciclo de frustrações comuns em métodos de emagrecimento rápidos e não sustentáveis. “São dois aspectos fundamentais, o olhar individual e o foco na saúde global de cada paciente. Essa integração promove uma renovação do metabolismo, da saúde hormonal e da aparência física”.
Segundo a cirurgiã, os ganhos metabólicos, hormonais e estéticos são conquistados em fases específicas do tratamento. A desinflamação é a etapa mais importante, pois a inflamação impede o emagrecimento. Em seguida, há a reposição de vitaminas e nutrientes, para que as células atuem com máximo desempenho.
Na sequência, o tratamento avança com estímulo metabólico e, após perda significativa de gordura, são aplicadas estratégias para ganho de massa muscular e procedimentos estéticos.
De acordo com a Dra. Anna Mainardes, avaliações periódicas ajudam a planejar as fases seguintes, mantendo o equilíbrio entre os diferentes objetivos.
“O acompanhamento médico contínuo contribui para a adesão e a manutenção dos resultados a longo prazo ao permitir o desenvolvimento das fases seguintes do tratamento, reforçar a motivação, esclarecer dúvidas e identificar precocemente possíveis dificuldades. Esse suporte aumenta a aderãncia ao plano e facilita a manutenção dos resultados ao longo do tempo”, destaca a médica.
Especificidades do tratamento da obesidade
Para a Dra. Anna Mainardes , o estigma ainda associado à obesidade afeta profundamente a autoestima e o bem-estar emocional. “O emagrecimento contribui para a sensação de conquista e recuperação da autoconfiança, enquanto a inclusão de procedimentos estéticos auxilia na melhora da aparência da pele e da harmonia corporal, reforçando o amor-próprio transcendendo a estética”, pontua.
A médica reforça que planos personalizados atuam na saúde física e emocional ao integrar estratégias que promovem não apenas a perda de peso, mas também o resgate da autoestima e da autoconfiança, impactando positivamente a qualidade de vida.
A Dra. Anna Mainardes desenvolveu um programa de tratamento da obesidade estruturado em dez fases, o Metabolic 10, com foco na individualização e no suporte metabólico. As etapas incluem preparação para o emagrecimento, desinflamação, estímulo metabólico, ajuste hormonal e vitamínico, ganho de massa muscular, procedimentos estéticos e manutenção dos resultados a longo prazo.
Para saber mais sobre os programas de emagrecimento da Dra. Anna Mainardes, basta acessar: https://annamainardes.com/
Saúde Tratamento clínico amplia alternativas contra a obesidade
Saúde Cirurgias menos invasivas preservam fertilidade feminina
Saúde Clínica Artisti oferece tratamentos capilares personalizados
Saúde Abordagem personalizada orienta cuidado para obesidade Saúde Abordagem integral auxilia tratamentos de emagrecimento Cuidado clínico na perda de peso combina avaliação metabólica, fatores emocionais e intervenções comportamentais. A Dra. Vanessa Fraife, médica com...