
As produções realizadas ao longo de todo este ano por crianças e adolescentes participantes do projeto CineOLHAR 2025 ganharão a tela grande na Mostra que será realizada nos dias 19/11 (quarta-feira), na Escola Estadual Hercília Martins Rezende (bairro Pampulha), 28/11 (sexta-feira), na Escola Estadual do Bairro Jardim das Palmeiras, e 03/12 (quarta-feira), no CEU Shopping Park. Todas as exibições serão às 14h e terão entrada gratuita. Após a Mostra, os trabalhos também estarão disponíveis no canal do projeto no YouTube.
O projeto, que conta com patrocínio do Instituto Unimed Uberlândia, via Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC), oferece oficinas de cinema gratuitas para 90 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Durante o ano, os participantes aprenderam sobre roteiro, filmagem, edição, fotografia e produção audiovisual, culminando nas mostras públicas que celebram o aprendizado e o protagonismo dos alunos. “Essas mostras são o momento de compartilhar o resultado de meses de trabalho, mas também de emocionar as famílias e a comunidade. Cada vídeo traduz o olhar sensível das crianças sobre o mundo ao seu redor”, explica a coordenadora do projeto, Aline Miguel.
Para muitos alunos, o CineOLHAR representa o primeiro contato com o cinema como forma de expressão e descoberta pessoal. Ana Cláudia dos Santos, 10, é uma das participantes que se encantou com a experiência. “Eu descobri que gosto de atuar. É muito legal aprender a fazer filmes e participar de todo o processo. A gente cria, grava, trabalha em grupo e aprende muito”, conta.
Desde 2017, o CineOLHAR já beneficiou mais de 900 crianças e adolescentes, produzindo mais de 30 curtas-metragens e alcançando um público indireto superior a 3 mil pessoas. A edição 2025 reafirma o compromisso do projeto com a democratização e descentralização da cultura, oferecendo às novas gerações uma experiência artística transformadora. “Como alguns participantes continuam no projeto de um ano para o outro, o aprendizado acumulado contribui para elevar a qualidade das produções. Queremos que mais pessoas participem das mostras e vejam o talento desses jovens contadores de histórias”, reforça Aline.
Para Aline Miguel, a Mostra CineOLHAR é mais do que uma etapa final: é um momento de celebração e compartilhamento. “As apresentações representam o encontro entre o que foi aprendido nas oficinas e o público. É quando a arte ganha voz e chega às comunidades, ampliando o acesso à cultura e valorizando o trabalho dos alunos. Queremos que cada exibição seja um convite à reflexão, à emoção e ao reconhecimento da potência criativa desses jovens”, destaca.
Serviço
O quê: Mostra de Vídeos do projeto CineOLHAR 2025
Quando e onde:
19/11 (quarta-feira), 14h, na E.E. Hercília Martins Rezende/Rua Prof. Inácio Castilho, 405 – Pampulha
28/11 (sexta-feira), 14h, na E.E. do Bairro Jardim das Palmeiras/ Rua das Pombas, 931 – Jardim das Palmeiras
03/12 (quarta-feira), 14h no CEU Shopping Park /R. Juvenília Mota Leite, 700 – Shopping Park
Entrada gratuita
*Após as Mostras, os trabalhos estarão disponíveis no canal do projeto no YouTube
Entretenimento Agência Visia lança campanha “Sempre em Movimento”
Entretenimento Turismo nos EUA sofre queda de visitantes estrangeiros
Entretenimento Foz do Iguaçu recebe 100fronteiras JAZZ Festival em novembro Mín. 20° Máx. 35°