Terça, 11 de Novembro de 2025
26°

Tempo nublado

Colíder, MT

Cidades Sinop - MT

Colchões pneumáticos entregues pela Prefeitura melhoram a qualidade de vida de pacientes acamados em Sinop

Desde outubro de 2024, a Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, tem fortalecido o cuidado domiciliar de pacientes acamados com a ent...

11/11/2025 às 15h18
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Sinop - MT
Compartilhe:
Suelenn Barbosa
Suelenn Barbosa

Desde outubro de 2024, a Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, tem fortalecido o cuidado domiciliar de pacientes acamados com a entrega de colchões pneumáticos. A iniciativa, coordenada pelo Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF), tem como objetivo garantir mais conforto, segurança e qualidade de vida às pessoas com mobilidade reduzida e em tratamento prolongado.

Os colchões pneumáticos são equipamentos desenvolvidos para prevenir lesões por pressão, conhecidas como escaras, comuns em pacientes que permanecem longos períodos deitados. O sistema de ar alternado distribui o peso de forma equilibrada, melhora a circulação sanguínea e reduz significativamente o risco de feridas.

A entrega dos equipamentos é feita diretamente nas residências dos pacientes que recebem indicação médica, com acompanhamento técnico e orientação de uso pela equipe do DAF. O atendimento é feito por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS), que identificam os casos e encaminham ao departamento responsável.

A diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica, Ana Paula Muller, explicou que a ação tem caráter permanente e foi planejada para oferecer uma atenção mais humanizada e eficiente aos pacientes domiciliados. “Essa é uma ação desenvolvida desde outubro de 2024, por meio do Departamento da Assistência Farmacêutica, que visa a entrega desses colchões pneumáticos aos pacientes que são acamados ou com dificuldade de locomoção. Até o momento, já foram entregues 58 colchões, e além da entrega, há o acompanhamento feito pelo departamento. O principal benefício é evitar feridas, especialmente as escaras, muito comuns em pessoas que permanecem longos períodos deitadas”, afirmou.

Ana Paula destacou ainda que o programa tem continuidade e será mantido de acordo com a demanda dos pacientes encaminhados pelas unidades de saúde. “Essa é uma ação contínua da Secretaria. Quando há o paciente com a necessidade e disponibilidade do colchão, a equipe realiza a entrega, faz a instalação e fornece todas as orientações necessárias. O foco é garantir dignidade, conforto e qualidade de vida aos pacientes que dependem de cuidados constantes”, ressaltou.

Entre os beneficiados da entrega está Alexina Gonçalves, de 82 anos, que foi uma das primeiras pacientes a receber o colchão. A idosa vive com a filha, Maria Aparecida Martins, que relatou como a saúde da mãe foi impactada positivamente pelo uso do equipamento. “Ela era saudável, andava, cozinhava e fazia tudo sozinha. Quando meu pai ficou doente e faleceu, ela recebeu a notícia e, depois de alguns dias, começou a apresentar confusão mental e não me reconhecer mais. Desde então, parou de andar. Foram mais de 60 anos de casamento e o emocional dela foi muito abalado com a perda. Isso aconteceu há quatro anos”, contou Maria Aparecida.

A filha explicou que, após esse período, a mãe ficou totalmente acamada e passou a apresentar feridas na pele. O contato da equipe de saúde com a família resultou na oferta do colchão pneumático, que trouxe uma mudança significativa na recuperação da idosa. “Recebemos a orientação da equipe de saúde sobre os benefícios do colchão. Quando recebemos o colchão, ela estava com feridas abertas nos pés. Em cerca de 20 dias, já vimos a diferença e logo as feridas cicatrizaram. Hoje ela não tem nenhuma lesão no corpo. Esse colchão é excelente”, afirmou.

Outro beneficiado é Ércules Luiz Genova, de 73 anos. Ele sofreu um grave acidente em 2014 e, desde então, depende integralmente dos cuidados da esposa, Eva Saraiva. O casal viveu muitos anos em uma fazenda no Pará e a rotina da família mudou completamente após o acidente. “Morávamos em uma fazenda no distrito de Castelo de Sonhos, no Pará, e meu marido cuidava do gado. Certo dia, ele sofreu um grave acidente. No início, não percebi que o acidente tinha sido grave, pois não havia sangramento. Depois, descobrimos que ele tinha batido a cabeça com força e precisou de atendimento imediato”, relatou Eva.

Ela contou que o marido passou por um longo processo de internação e cirurgias e as sequelas o deixaram sem mobilidade. Há um ano, a família foi beneficiada com a entrega do colchão pneumático. “Quando recebemos o colchão, percebi uma melhora significativa. Ele tem a pele muito sensível e, antes, sofria com feridas constantes. Hoje, há um ano utilizando o colchão, ele não tem nenhuma escara. O equipamento é excelente e trouxe mais tranquilidade para nós”, contou.

Eva explicou que, antes do uso do colchão, o marido apresentava alergias e irritações na pele, o que exigia o uso constante de pomadas. Segundo ela, a mudança foi imediata. “Antes, eu precisava usar pomadas diariamente porque ele apresentava feridas e irritações. Ele tem alergia até a esparadrapo. Uma profissional da Secretaria de Saúde comentou sobre o colchão, e logo recebemos o equipamento. Desde então, não há mais feridas e a pele dele está saudável e hidratada. Esse colchão é uma bênção para nós”, completou.

Os colchões pneumáticos são destinados a pacientes acamados ou com mobilidade reduzida, atendidos nas Unidades Básicas de Saúde e com prescrição médica que comprove a necessidade do uso. A prioridade é atender casos com maior risco de desenvolver complicações associadas à imobilidade prolongada, como as úlceras de pressão.

A diretora do DAF, Ana Paula Muller, reforçou que o programa continuará beneficiando novos pacientes e que o compromisso da gestão é expandir o atendimento. “Nosso trabalho é garantir que cada paciente acamado receba a assistência adequada, com atenção e cuidado. Esses colchões representam não apenas conforto físico, mas também respeito e valorização da vida humana”, destacou.

Karoline Kuhn
Karoline Kuhn
Karoline Kuhn
Karoline Kuhn
Karoline Kuhn
Karoline Kuhn
Carlos Gouveia
Carlos Gouveia
Suelenn Barbosa
Suelenn Barbosa
Suelenn Barbosa
Suelenn Barbosa
Suelenn Barbosa
Suelenn Barbosa
Suelenn Barbosa
Suelenn Barbosa
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Colíder, MT Atualizado às 17h04 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 27°

Qua 31°C 20°C
Qui 35°C 21°C
Sex 33°C 21°C
Sáb 37°C 20°C
Dom 36°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes