
Desde outubro de 2024, a Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, tem fortalecido o cuidado domiciliar de pacientes acamados com a entrega de colchões pneumáticos. A iniciativa, coordenada pelo Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF), tem como objetivo garantir mais conforto, segurança e qualidade de vida às pessoas com mobilidade reduzida e em tratamento prolongado.
Os colchões pneumáticos são equipamentos desenvolvidos para prevenir lesões por pressão, conhecidas como escaras, comuns em pacientes que permanecem longos períodos deitados. O sistema de ar alternado distribui o peso de forma equilibrada, melhora a circulação sanguínea e reduz significativamente o risco de feridas.
A entrega dos equipamentos é feita diretamente nas residências dos pacientes que recebem indicação médica, com acompanhamento técnico e orientação de uso pela equipe do DAF. O atendimento é feito por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS), que identificam os casos e encaminham ao departamento responsável.
A diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica, Ana Paula Muller, explicou que a ação tem caráter permanente e foi planejada para oferecer uma atenção mais humanizada e eficiente aos pacientes domiciliados. “Essa é uma ação desenvolvida desde outubro de 2024, por meio do Departamento da Assistência Farmacêutica, que visa a entrega desses colchões pneumáticos aos pacientes que são acamados ou com dificuldade de locomoção. Até o momento, já foram entregues 58 colchões, e além da entrega, há o acompanhamento feito pelo departamento. O principal benefício é evitar feridas, especialmente as escaras, muito comuns em pessoas que permanecem longos períodos deitadas”, afirmou.
Ana Paula destacou ainda que o programa tem continuidade e será mantido de acordo com a demanda dos pacientes encaminhados pelas unidades de saúde. “Essa é uma ação contínua da Secretaria. Quando há o paciente com a necessidade e disponibilidade do colchão, a equipe realiza a entrega, faz a instalação e fornece todas as orientações necessárias. O foco é garantir dignidade, conforto e qualidade de vida aos pacientes que dependem de cuidados constantes”, ressaltou.
Entre os beneficiados da entrega está Alexina Gonçalves, de 82 anos, que foi uma das primeiras pacientes a receber o colchão. A idosa vive com a filha, Maria Aparecida Martins, que relatou como a saúde da mãe foi impactada positivamente pelo uso do equipamento. “Ela era saudável, andava, cozinhava e fazia tudo sozinha. Quando meu pai ficou doente e faleceu, ela recebeu a notícia e, depois de alguns dias, começou a apresentar confusão mental e não me reconhecer mais. Desde então, parou de andar. Foram mais de 60 anos de casamento e o emocional dela foi muito abalado com a perda. Isso aconteceu há quatro anos”, contou Maria Aparecida.
A filha explicou que, após esse período, a mãe ficou totalmente acamada e passou a apresentar feridas na pele. O contato da equipe de saúde com a família resultou na oferta do colchão pneumático, que trouxe uma mudança significativa na recuperação da idosa. “Recebemos a orientação da equipe de saúde sobre os benefícios do colchão. Quando recebemos o colchão, ela estava com feridas abertas nos pés. Em cerca de 20 dias, já vimos a diferença e logo as feridas cicatrizaram. Hoje ela não tem nenhuma lesão no corpo. Esse colchão é excelente”, afirmou.
Outro beneficiado é Ércules Luiz Genova, de 73 anos. Ele sofreu um grave acidente em 2014 e, desde então, depende integralmente dos cuidados da esposa, Eva Saraiva. O casal viveu muitos anos em uma fazenda no Pará e a rotina da família mudou completamente após o acidente. “Morávamos em uma fazenda no distrito de Castelo de Sonhos, no Pará, e meu marido cuidava do gado. Certo dia, ele sofreu um grave acidente. No início, não percebi que o acidente tinha sido grave, pois não havia sangramento. Depois, descobrimos que ele tinha batido a cabeça com força e precisou de atendimento imediato”, relatou Eva.
Ela contou que o marido passou por um longo processo de internação e cirurgias e as sequelas o deixaram sem mobilidade. Há um ano, a família foi beneficiada com a entrega do colchão pneumático. “Quando recebemos o colchão, percebi uma melhora significativa. Ele tem a pele muito sensível e, antes, sofria com feridas constantes. Hoje, há um ano utilizando o colchão, ele não tem nenhuma escara. O equipamento é excelente e trouxe mais tranquilidade para nós”, contou.
Eva explicou que, antes do uso do colchão, o marido apresentava alergias e irritações na pele, o que exigia o uso constante de pomadas. Segundo ela, a mudança foi imediata. “Antes, eu precisava usar pomadas diariamente porque ele apresentava feridas e irritações. Ele tem alergia até a esparadrapo. Uma profissional da Secretaria de Saúde comentou sobre o colchão, e logo recebemos o equipamento. Desde então, não há mais feridas e a pele dele está saudável e hidratada. Esse colchão é uma bênção para nós”, completou.
Os colchões pneumáticos são destinados a pacientes acamados ou com mobilidade reduzida, atendidos nas Unidades Básicas de Saúde e com prescrição médica que comprove a necessidade do uso. A prioridade é atender casos com maior risco de desenvolver complicações associadas à imobilidade prolongada, como as úlceras de pressão.
A diretora do DAF, Ana Paula Muller, reforçou que o programa continuará beneficiando novos pacientes e que o compromisso da gestão é expandir o atendimento. “Nosso trabalho é garantir que cada paciente acamado receba a assistência adequada, com atenção e cuidado. Esses colchões representam não apenas conforto físico, mas também respeito e valorização da vida humana”, destacou.








Sinop - MT Prefeitura anuncia reabertura do Parque Florestal e novo formato de funcionamento em coletiva de imprensa
Sinop - MT Prefeito vistoria e acompanha as manutenções finais para reabertura do Parque Florestal
Sinop - MT Sine realiza entrevistas de emprego nesta quarta (12) e quinta-feira (13) para contratações imediatas em Sinop
Sinop - MT Prefeito vistoria e acompanha as manutenções finais para reabertura do Parque
Sorriso - MT Enfermeiras passam por aprimoramento na aplicação da vacina BCG em recém-nascidos
Sorriso - MT Semas promove mutirões para atualizar o cadastro único
Sorriso - MT Professores de Sorriso se destacam no Sistema Aprende Brasil e município tem história registrada em livro nacional
Sorriso - MT Sorriso é destaque nacional em acesso à saúde e figura entre os 10 melhores do Centro-Oeste
Sorriso - MT Ganha Tempo em Ação promoveu 279 atendimentos no Distrito de Primavera Mín. 21° Máx. 27°