
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por iniciativa do deputado estadual Wilson Santos (PSD), promove no dia 4 de dezembro, a 5ª edição do Simpósio do Autismo em Mato Grosso – Desafios e Perspectivas, evento que já se consolidou como um dos mais importantes espaços de debate sobre o tema no estado. O encontro será realizado no Plenário “Deputado René Barbour”, das 7h30 às 18h, com entrada mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site da ALMT ( clique aqui ).
O acontecimento reunirá especialistas, autoridades e familiares de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) para discutir políticas públicas, desafios no diagnóstico e inclusão efetiva dos autistas em Mato Grosso. A iniciativa também conta com o apoio dos deputados estaduais Dr. João e Thiago Silva, ambos do MDB, que são coautores do Requerimento nº 499/2025 , que formalizou a promoção do evento.
A programação terá palestras com os parlamentares, profissionais da saúde e especialistas da área, além de apresentações sobre o acolhimento de crianças autistas e suas famílias pelo Instituto Psicoeducacional Reabilitador do Autista (IPRA) – com a psicopedagoga Juliana Fortes, a importância de cuidar também de quem cuida e orientações de psicólogos especializados. Entre os destaques, está a participação da vereadora e primeira-dama de Cuiabá, Samantha Iris (PL), que vai abordar sobre o projeto de implantação do Complexo da Casa do Autista na capital, um espaço voltado ao atendimento e apoio integral às famílias.
O evento também abordará sobre inovações tecnológicas na assistência às pessoas com TEA, como o uso da telemedicina e de plataformas digitais que viabilizam consultas, emissão de laudos e receitas médicas de forma remota. Tanto que Wilson Santos defende a implantação dessas ferramentas em Mato Grosso, especialmente diante da escassez de profissionais especializados no interior de Mato Grosso e que a tecnologia é uma forte aliada para ampliar o acesso ao atendimento e garantir laudos mais ágeis e seguros.
Outro ponto sensível que será debatido é a vida adulta das pessoas com autismo, etapa marcada por desafios de inclusão no mercado de trabalho e pela necessidade de continuidade no acompanhamento médico. O Simpósio busca estimular a criação de novas políticas públicas que assegurem autonomia e empregabilidade aos autistas.
Com atuação consistente na causa, Wilson Santos possui um grande número de leis aprovadas voltadas às pessoas com TEA em Mato Grosso, sendo 14 no total, entre outros projetos de leis em tramitação na Casa. Além disso, destinou R$ 500 mil em emendas parlamentares para atender 24 escolas com projetos de inclusão e apoio a alunos autistas. “Nosso compromisso é garantir que as pessoas com autismo e suas famílias sejam vistas, acolhidas e respeitadas. Este acontecimento é um espaço de escuta, aprendizado e formulação de políticas públicas mais humanas e eficazes”, destacou o parlamentar.
O 5° Simpósio do Autismo também concederá certificado de participação. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site da Assembleia Legislativa de Mato Grosso ( clique aqui ). Mais informações: (65) 99632-0081, com Irene Silva Pessoa.
Cuiabá - MT Prefeitura amplia prazo e orienta grandes geradores sobre plano de resíduos sólidos
Legislativo - MT Assembleia discute mudança em lei para melhorar acolhimento de mulheres vítimas da violência
Legislativo - MT Comissão de Segurança aprova medidas de proteção a mulheres e pessoas com TEA Mín. 21° Máx. 27°