
O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, disse nesta quarta-feira (12) que o governo estuda a possibilidade de realizar uma busca ativa de aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e que ainda não solicitaram ressarcimento.
“A gente pode ver se faz uma busca ativa para comunidades quilombolas, comunidades ribeirinhas, pessoas com mais de 80 anos, que a gente julga que têm alguma dificuldade de encontrar as agência e de entrar no aplicativo Meu INSS”, detalhou.
Em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro , produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Wolney avaliou que a busca ativa, entretanto, só deve acontecer no final do novo prazo definido pelo governo para que aposentados e pensionistas solicitem o ressarcimento dos descontos.
“A gente pode fazer, mas a gente vai deixar lá para o finalzinho porque a gente tem medo que pessoas se aproveitem disso, usem um crachá ou jaleco dizendo que são do INSS, procurem indevidamente aposentados e haja um outro tipo de fraude. Vamos deixar isso mais por finzinho, só com essa franja que ficar para o final do atendimento”, concluiu.
O governo federal decidiu prorrogar até 14 de fevereiro de 2026 o prazo para que aposentados e pensionistas possam solicitar o ressarcimento de valores descontados indevidamente de seus benefícios do INSS. O prazo original se encerraria em 14 de novembro.
Até o momento, cerca de 3,7 milhões de beneficiários já foram ressarcidos, em valores que somam R$ 2,5 bilhões. O governo estima que cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas tiveram descontos indevidos em seus benefícios e estariam aptos a solicitar a devolução.
Legislativo - MT CCJR aprova reajuste de 6,8% para servidores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso
Legislativo - MT Dr. João critica falta de resposta da Secretaria de Saúde sobre projeto que nomeia alas do Hospital Central
Legislativo - MT Comissão da ALMT debate fortalecimento da piscicultura e aprova seis projetos de lei
Geral Governo autoriza nomeação de 855 aprovados na 1ª edição do CNU
Cuiabá - MT Prefeitura amplia prazo e orienta grandes geradores sobre plano de resíduos sólidos
Legislativo - MT Assembleia discute mudança em lei para melhorar acolhimento de mulheres vítimas da violência
Legislativo - MT Proposto por Wilson Santos, ALMT promove 5º Simpósio do Autismo e reforça compromisso com políticas públicas inclusivas em MT
Legislativo - MT Comissão de Segurança aprova medidas de proteção a mulheres e pessoas com TEA
Legislativo - MT Wilson Santos mantém defesa pelo uso de câmeras nas fardas e propõe audiência pública em 2026 Mín. 20° Máx. 34°