
Nos dias 15 e 16 de novembro, a 13ª FlinkSampa: Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra vai transformar o Sesc Pompeia, em São Paulo, em um dos maiores palcos de celebração da cultura negra no Brasil. O evento literário é um dos destaques da 8ª Virada da Consciência, realizada pela Universidade Zumbi dos Palmares de 15 a 20 de novembro de 2025 em diferentes espaços culturais da capital paulista.
Sob a curadoria da escritora, dramaturga e professora Guiomar de Grammont, a FlinkSampa 2025 celebra a vida e a obra da cantora e compositora Leci Brandão, grande homenageada da Virada da Consciência. O festival apresenta uma programação diversa que reúne painéis, palestras, lançamentos, atividades culturais e feira de editoras, iluminando por diferentes perspectivas a produção artística de escritores e intelectuais negros clássicos e contemporâneos.
Dentro da programação, ocorre também o 10º Festival Afrominuto de Curtas-Metragens, que já integra o calendário escolar de cerca de 5 mil alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas, privadas e do sistema S – Sesi. O Afrominuto incentiva a pesquisa, valorização e respeito à diversidade étnico-racial brasileira por meio de produções audiovisuais de um minuto. A premiação e exibição dos curtas inspirados em Leci Brandão e no legado da cultura afro-brasileira acontecerão no dia 19 de novembro, às 8h, na Universidade Zumbi dos Palmares.
Segundo Guiomar de Grammont, a FlinkSampa representa um dos principais polos da cultura negra em São Paulo. “As mesas de debates reforçam estratégias de combate à invisibilidade ao trazer à tona narrativas de resistência, empoderamento e recomposição da identidade negra”, afirma a curadora.
A FlinkSampa 2025 conecta jovens, educadores, autores e empreendedores, impulsionando a valorização das culturas de matriz africana. Participam desta edição nomes como Ligia Fonseca Ferreira, professora da Unifesp e especialista em Luiz Gama; Paulo Lins, romancista e autor de Cidade de Deus; Kamille Viola, escritora, jornalista e pesquisadora musical; Jean-Jacques Kourilandski, diretor do Observatório Fundação Jean Jaurès (Paris); e José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares.
Entretenimento Série literária Mundo de Luno promove criatividade infantil
Entretenimento Brasileiros ampliam investimentos em vacation homes nos EUA
Entretenimento Diário do Ser investe na escrita para manejo da ansiedade