
Um alto índice e agilidade na resolução de crimes. Esse é o cenário que torna Sorriso a 6.ª cidade mais segura do Estado. Os dados constam do relatório anual MySide. Além disso, o levantamento da Polícia Judiciária Civil de Sorriso aponta que, entre 2017 e 2024, o município variou de 29 a 75 mortes anuais, com picos em2022 (71 casos)e2023 (75). Em 2024, o total fechou em 59. O desempenho parcial de 2025 representa umaredução de 66%em comparação com o ano anterior.
Para o prefeito Alei Fernandes, por traz dos números há a presença ostensiva das forças de segurança nas ruas. “Esses dados refletem um alto número de elucidação de casos e gente com coragem de denunciar, de buscar as forças de segurança porque sabe que será acolhida, ouvida e que terá resposta das solicitações apresentadas. As forças de segurança estão respondendo com muita eficácia”, frisa o gestor.
Para Alei, o índice de redução de homicídios é um dado extremamente importante que indica a eficiência do sistema de justiça criminal e da segurança pública sorrisense. “Estamos diariamente atuando em conjunto com o Estado para que possamos sair de estatísticas negativas e tornar Sorriso cada dia mais segura”, detalha.
Das 20 mortes violentas registradas neste ano,13têm ligação com organizações criminosas;5são classificadas como homicídios comuns; e2são feminicídios.
“Vivenciamos um quadro de guerra entre facções em 2023 e em 2024; já em 2025 vivemos uma nova situação”, avalia o secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), Adriano Denardi. Para Denardi, os dados refletem as ações desenvolvidas de forma coletiva. “Hoje as vítimas sabem onde e como denunciar, elas tem coragem de procurar apoio, e, concomitante a isso as forças de segurança estão unidas para elucidar esses crimes, é um trabalho coletivo e com várias frentes de apoio”, diz. “Temos a integração das forças de segurança com a Polícia Judiciária Civil, a Polícia Militar, o Núcleo da Mulher, a Polícia Rodoviária Federal, a Guarda Municipal de Trânsito, o Corpo de Bombeiros e o Samu bem unidos tanto no esclarecimento quando no apoio imediato às vítimas”, frisa.
Para Denardi o apoio doConselho Comunitário de Segurança,(Conseg) também tem atuação fundamental no processo. “O Conselho foi nossos grande parceiro na instalação do Centro de Controle Operacional (CCO) que funciona na Semsep e na liberação e recursos para melhorias e manutenções em prédios de segurança pública”, explica. “Também agradecemos o coronel Jorge Almeida e o delegado Bruno França que diariamente estão na luta pela queda desses índices”, diz.
“De um modo geral, a gente sabe que a segurança pública é compromisso do Estado, mas precisamos agir e andar junto com o Estado para que possamos elucidar crimes e ofertar segurança ao nosso cidadão”, avalia o secretário-adjunto de Segurança, Trânsito e Defesa Civil e presidente do Conseg, Gilvano de Ávila.
Segundo o prefeito Alei Fernandes, a soma dos esforços humanos aliados à infraestrutura ofertada e a tecnologia que vem sendo empregada, tem sido fundamentais na elucidação e na redução geral de crimes violentos. “Hoje 100% das 345 câmeras instaladas pelo programa Vigia Mais MT estão em pleno funcionamento e são monitoradas pelo Centro de Controle Operacional (CCO) instalado na sede da Semsep”, diz.
No total, são 527 câmeras somadas as do Vigia Mais, as adquiridas pela própria Prefeitura e aquelas cujas empresas cedem as imagens. E assim que tiver início a segunda etapa do Vigia Mais, devem ser instaladas mais 140 câmeras e, fora isso, ainda serão instaladas câmeras com reconhecimento facial em pontos estratégicos como a rodoviária, a UPA Sara Akemi Ichicava, a Upinha da Zona Leste e nos dois pontos do Ganha Tempo.
Com a segunda etapa do Vigia Mais também devem ser instaladas 110 câmeras de segurança em 45 pontos pré-estabelecidos nas comunidades, fechando o cerco externo do Município. Cada um dos 45 locais terá de duas a quatro câmeras por ponto. “Nesses locais doamos as câmeras para as comunidades, eles serão responsáveis pela manutenção e nós vamos monitorar”, diz. “Fechando o cerco externo daremos mais agilidade na solução de homicídios, furtos, fugas e quaisquer outras situações negativas”, afirma o gestor da Semsep, Adriano Denardi.
Cuidado com mulheres, crianças e idosos
Em 2022 o Município criou a Rede Unificada de Proteção às Mulheres, Idosos, Crianças e Adolescentes. Com uma sala especial e uma equipe especializada na escuta e proteção a crianças, adolescentes, mulher e idosos em situação de violência, o espaço atende na sede da Polícia Judiciária Civil. Hoje, a delegada Laísa Crisóstomo de Paula Leal, é a responsável local pelo atendimento do Núcleo da Mulher.
No âmbito da Rede está o trabalho unificado de triagem, com escutas especializadas, e encaminhamento das vítimas aos órgãos competentes para acolhimento, atendimento e acompanhamento.
Já no início de 2025 foi criada a Secretaria da Mulher e da Família (Semfa). Logo após a criação, uma das ações foi a instalação do Banco Vermelho em pontos como o Parque Ecológico Claudino Francio e o Lago do Rota em que há relato de situações e canais para pedir auxílio. Recentemente, a equipe da Semfa também intensificou uma campanha na rede de educação pública municipal voltada à conscientização de meninas e adolescentes sobre as mais diversas formas de violência.
Gestora da pasta, Mara Fernandes, reforça a importância de buscar ajuda. “Sabemos que muitos crimes contra mulheres, crianças e idosos ocorrem de maneira silenciosa, dentro de casa e a vítima tem medo de procurar apoio, mas é preciso ficar claro que há uma Rede, pessoas especializadas e aptas a agir com prontidão”, defende.
A secretária pontua que muitas mulheres que procuram a delegacia após sofrer agressões acabam desistindo de seguir com a denúncia e retornam para o agressor. Isso acontece porque, fragilizadas emocionalmente, elas acreditam que ele vai mudar. “No entanto, sabemos que, sem a devida intervenção, a violência tende a se repetir e até se agravar. Por isso, o apoio psicológico é fundamental e estamos prontos para auxiliar”, acrescenta.
Um dos braços da Rede que dá continuidade ao trabalho inicial pós-denúncias, é a ação da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar. A Patrulha Maria da Penha realiza o atendimento das vítimas de violência doméstica com medidas protetivas. Assim que recebe o relatório do pedido de medida protetiva com as informações da vítima é feito o agendamento da visita, uma equipe da Patrulha Maria da Penha faz a visita para verificar se a vítima aceita receber periodicamente a visita. Caso a vítima aceite, periodicamente ela irá receber o atendimento para saber se as medidas impostas estão sendo cumpridas pelo agressor. As vistas da Patrulha são agendadas e possuem dia e horário específico para ocorrer.
“Todas as ações visam ampliar e reforçar a segurança de quem escolhe diariamente viver aqui; nós agradecemos o apoio do Estado, o trabalho árduo e contínuo das forças de segurança e queremos deixar claro à nossa população que vamos intensificar as ações, a meta de Sorriso é não figurar mais, de modo algum, em anuários de violência”, finaliza o vice-prefeito, Acácio Ambrosini.
Texto: Claudia Lazarotto
Fotos: Arte: Victor Rodrigues
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Sorriso - MT Sorriso empossa novos conselheiros do Comturs e projeta fortalecimento do turismo agro sustentável
Destaques AMM Mesa Técnica consolida diretrizes para regularização sanitária das agroindústrias em Mato Grosso
Sinop - MT “Dia Deles” atende mais de 200 homens em ação especial no Centro de Especialidades Médicas de Sinop
Sorriso - MT Prefeito articula com a Nova Rota Oeste a execução do novo anel viário do município
Destaques AMM AMM inaugura nova fachada e reforça compromisso com os municípios
Sinop - MT Prefeitura de Sinop promove limpeza de praça pública do Residencial Belvedere I
Sinop - MT Prefeitura de Sinop realiza audiência pública e apresenta resultados do Plano Municipal de Educação
Sinop - MT Prefeitura de Sinop encerra projeto Do Brincar ao Escrever com noite de autógrafos e participação de mais de 800 crianças
Sinop - MT Prefeitura de Sinop e Empaer entregam cartões Fundaaf 2.2 para 40 famílias de agricultores familiares Mín. 21° Máx. 37°