
O valor do metro quadrado em São Paulo registrou um salto expressivo nos últimos meses, segundo reportagem publicada pelo Economic News Brasil. Entre março e setembro de 2025, o preço chegou a US$ 2.578, uma alta de 13,2% no semestre.
Esse aumento posicionou a capital paulista como a sexta cidade mais cara da América Latina, de acordo com o estudo realizado pelo Centro de Pesquisa em Finanças (CIF) da Universidade Torcuato Di Tella.
No panorama regional, São Paulo superou a média latino-americana de valorização, que ficou em 6,2%, segundo o mesmo levantamento.
Para Rafael Machado, CEO da plataforma Meu Imóvel, esse movimento reflete tendências mais amplas e estratégicas no mercado imobiliário brasileiro: "São Paulo tem mostrado, nos últimos anos, seu potencial de aumento do valor do m² de venda dos imóveis e o estudo corrobora esta tendência, com o aumento registrado nos últimos meses muito maior que a média da América Latina. Isso acontece devido à demanda aquecida, principalmente dos produtos econômicos e de alto padrão. Essa tendência deverá se manter nos próximos anos, enquanto a demanda se mantiver acima da oferta, transformando a aquisição de imóveis em um excelente negócio, tanto para o cliente final quanto para os investidores".
Segundo o estudo, o desempenho de São Paulo também chama atenção por contrastar com algumas capitais latino-americanas: enquanto algumas cidades sofreram retração ou valorização moderada, a metrópole brasileira registra uma trajetória de crescimento mais acentuada.
"Com o mercado se mantendo aquecido e com preços em ascensão, encontrar o imóvel que atende às necessidades de cada comprador se torna uma tarefa cada vez mais sofisticada. Não só para os produtos acima citados como também para os voltados a compradores de padrão médio-alto, que hoje estão com mais dificuldades de encontrar o imóvel ideal, principalmente na questão de custo. Assim, a importância dos portais de imóveis se torna cada vez maior, para facilitar o acesso às oportunidades do mercado. É aqui que o Meu Imóvel se destaca por ser um portal que otimiza esta busca, apresentando aos clientes as opções que mais se enquadram no perfil informado pelos mesmos, estabelecendo uma conexão rápida e extremamente assertiva entre o cliente e o seu futuro imóvel", completa Machado.
Para plataformas como o Meu Imóvel, esses números demonstram importância em monitorar tendências além dos locais, como comparativas com mercados regionais e internacionais. Dessa forma, é possível orientar pessoas que buscam imóveis como investimento ou moradia com potencial de valorização.
Economia Confira calendário de pagamentos do INSS para 2026
Negócios Frigoríficos investem mais em rastreabilidade da carne suína
Negócios Carnaval 2026 reforça virada dos camarotes em experiências