
O Hospital Pan-Americano, na Tijuca, completa 80 anos no dia 30 de novembro e passa por um processo de modernização iniciado após a chegada da Rede Total Care à administração da unidade, no ano passado. Fundado em 1945 como Casa de Saúde Santa Therezinha, o hospital integra a rede de serviços de saúde da região e mantém atuação contínua na Grande Tijuca e Zona Norte do Rio.
“Chegar aos 80 anos com a unidade completamente modernizada reafirma o compromisso da Rede Total Care com a assistência de alta complexidade. Os investimentos elevaram nossa capacidade diagnóstica, ampliaram a segurança dos pacientes, permitindo dar mais agilidade ao atendimento. O Pan-Americano sempre teve um papel importante para a Zona Norte, e estamos preparados para seguir ampliando essa entrega para a comunidade”, afirma o CEO da Rede Total Care, Anderson Nascimento.
As obras em andamento incluem o retrofit das unidades de internação, a modernização do Centro de Terapia Intensiva (CTI) e a ampliação do centro cirúrgico. O investimento total supera R$ 9,3 milhões. A unidade também passou a contar com uma sala dedicada a procedimentos de hemodinâmica, utilizada em atendimentos cardíacos e intervenções guiadas por cateter.
O parque tecnológico está sendo atualizado com novos equipamentos de imagem, diagnóstico e suporte ao centro cirúrgico, como mesas cirúrgicas, carrinhos de anestesia e intensificadores de imagem.
Atualmente, o hospital possui 109 leitos operacionais, 28 deles de terapia intensiva, e a previsão é ampliar a capacidade para 134 leitos. O centro cirúrgico dispõe de oito salas, além da área de hemodinâmica. Em média, são registrados mensalmente cerca de cinco mil atendimentos no pronto-socorro, 3,8 mil exames de imagem, 600 cirurgias e 100 procedimentos de hemodinâmica.
As mudanças estruturais e tecnológicas têm impacto na oferta de serviços nas áreas de cirurgia cardíaca, cirurgia vascular de grande porte, ortopedia de alta complexidade, onco-hematologia e rádio intervenção. O CTI da unidade recebeu novos equipamentos de monitorização. O hospital mantém certificações nacionais e internacionais, como o selo Top Performer para desempenho em terapia intensiva e a acreditação Qmentum, categoria Platinum, que indica conformidade com padrões de qualidade e segurança assistencial.
“Os investimentos recentes permitiram aprimorar nossa capacidade de diagnóstico e ampliar a oferta de procedimentos de alta complexidade. A atualização do parque tecnológico, combinada ao retrofit do CTI e do centro cirúrgico, eleva a precisão clínica, reduz tempos de resposta e melhora a segurança em todas as etapas do cuidado. É um avanço significativo para a prática médica na unidade”, destaca o diretor regional da Rede Total Care, Francisco Souto.
Sobre a Rede Total Care
A Rede Total Care, do Grupo Amil, é um conjunto de hospitais e serviços de saúde que tem como missão oferecer uma assistência médica de alta qualidade, focada na inovação, eficiência e no cuidado humanizado aos seus pacientes, com o objetivo de transformar a experiência no setor de saúde.
Economia Confira calendário de pagamentos do INSS para 2026
Negócios Frigoríficos investem mais em rastreabilidade da carne suína
Negócios Carnaval 2026 reforça virada dos camarotes em experiências