
A Polícia Civil deflagrou na manhã desta sexta-feira (05.12) a Operação Ditadura Faccional CPX, para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra investigados por homicídios em Cuiabá e Várzea Grande. A ofensiva mira dois casos distintos: um relacionado à disputa entre facções criminosas e outro de motivação passional.
No total, são 11 mandados de prisão temporária e 11 mandados de busca e apreensão, autorizados pela 1ª Vara Criminal de Várzea Grande. As ordens derivam de investigação da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que apura a morte de José Wallafe dos Santos, vítima de tortura, homicídio e ocultação de cadáver em agosto.
Outro núcleo da operação cumpriu dois mandados de prisão temporária expedidos pela 12ª Vara Criminal de Cuiabá, referentes ao homicídio de Edinaldo Honorato Lopes, de 36 anos, ocorrido em março, no bairro Três Barras, na Capital.
As ações ocorreram em Cuiabá, Várzea Grande e Jaciara.
José Wallafe dos Santos foi morto no dia 08 de agosto, em um complexo habitacional de Várzea Grande. Segundo as investigações, ele, sua esposa e o filho foram rendidos por integrantes de uma facção criminosa, supostamente em razão de disputa por território. O filho do casal, de dois anos, foi deixado aos cuidados de moradores do residencial.
O corpo de José Wallafe foi encontrado no dia 20 daquele mês, em uma cova rasa em área de mata aos fundos do conjunto. Já em estado de decomposição, o cadáver apresentava sinais de violência e lesões provocadas por arma branca.
A apuração conduzida pelo delegado Nilson André Faria de Oliveira identificou a participação de vários membros de uma facção no crime.
O segundo caso investigado, conduzido pelo delegado Rogério Gomes, apura o homicídio de Edinaldo Honorato Lopes, encontrado morto dentro de casa no dia 19 de março, com ferimentos de arma branca. Vizinhos relataram ter visto uma mulher e, depois, um homem entrando no imóvel instantes antes do crime.
A DHPP apurou que Edinaldo mantinha contato frequente com a investigada e buscava aproximação afetiva, situação que gerou conflitos e ciúmes envolvendo o parceiro dela. Testemunhas relataram discussões, ligações insistentes e ameaças nos dias que antecederam o assassinato.
Após diligências, o casal suspeito foi localizado em Jaciara e preso. Ambos passaram por procedimentos legais e aguardam audiência de custódia.
Com informações da PJC.
Polícia Militar/MT Força Tática prende homem por estupro de vulnerável em aldeia indígena
Polícia Civil/MT Polícia Civil e Vigilância Sanitária apreendem medicamentos irregulares em clínica de Barra do Garças
Polícia Civil/MT Polícia Civil prende foragido acusado de duplo homicídio no Pará
Polícia Civil/MT Veja como será o funcionamento dos órgãos públicos estaduais no feriado municipal de segunda-feira (8)
Polícia Civil/MT Polícia Civil e Vigilância Sanitária interditam fábrica clandestina de suplementos em Cuiabá
Polícia Civil/MT Polícia Civil prende três integrantes de facção criminosa em Nobres
Polícia Militar/MT Companhia Raio prende homem com pistola e 10 munições em Pontes e Lacerda
Polícia Militar/MT Polícia Militar apreende 10 tabletes de maconha skank e prende homem por tráfico de drogas
Polícia Civil/MT Polícia Civil cumpre buscas e prende traficantes que distribui drogas na Região Metropolitana de Cuiabá Mín. 21° Máx. 28°