
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e a Associação Brasileira de Bebidas Destiladas (ABBD), em parceria com outras entidades setoriais, lançaram a plataforma gratuita Bebida Legal, um ambiente permanente de treinamento voltado à identificação de bebidas falsificadas e ao reforço das práticas de segurança nos estabelecimentos.
A nova ferramenta representa um passo importante no acordo de cooperação firmado com o Governo de São Paulo e amplia o alcance de um conteúdo que, durante a crise do metanol, foi oferecido por meio de aulas ao vivo. Ao todo, mais de 15 mil participantes foram capacitados nesse formato. Agora, todo o material está disponível sob demanda, permitindo que empresários e equipes façam o curso no ritmo de suas rotinas.
A plataforma oferece módulos curtos e práticos, que orientam equipes a reconhecer produtos suspeitos, identificar sinais de adulteração e adotar protocolos de segurança no recebimento e no armazenamento de bebidas. O conteúdo inclui ainda boas práticas de relacionamento com fornecedores e os procedimentos recomendados diante da suspeita de fraude. Ao final, todos os participantes recebem uma certificação gratuita.
Para o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, a plataforma transforma uma ação emergencial em uma política permanente de prevenção. "O consumidor não rompeu sua confiança com os bares e restaurantes porque viu responsabilidade. Em nenhum momento houve registro de bebida contaminada nesses estabelecimentos. E agora, com a Bebida Legal, ampliamos essa confiança, criando uma base educativa permanente para que os empresários continuem oferecendo um serviço seguro e de qualidade", afirma.
"Fortalecer o mercado legal é proteger o consumidor, a arrecadação e os empregos. A atuação conjunta do setor produtivo, do Legislativo e dos órgãos de fiscalização é essencial para avançarmos no combate ao mercado ilegal de bebidas de forma efetiva e sustentável", pontua Eduardo Cidade, presidente da Associação Brasileira de Bebidas Destiladas (ABBD).
Essa é uma iniciativa conjunta da ABBD, ABRASEL, ABAD, ABRAFESTA, FHORESP, IBRAC, Sicabege RS e Sindiatacadista RS, com apoio do Governo do Estado de São Paulo e da SEDCON Procon RJ. Para assistir às aulas, basta acessar o site bebidalegal.com.br.
Economia Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte
Economia Educação Ambiental visa desenvolver a compreensão integrada do meio ambiente
Negócios Estudo do Santander indica que 90% desejam aprender finanças na escola
Negócios Déficit de infraestrutura portuária trava comércio exterior
Negócios Sobrecarga de comando gera "chefes ausentes" e desafia a cultura organizacional Negócios RD Medicine lança curso de residência e deve gerar 30% do faturamento em 2026 Novo programa deve movimentar cerca de R$ 24 milhões no próximo ano e crescer até responder por metade da receita do grupo em 2027
Negócios Bolsa Cuidador reforça apoio ao cuidado do idoso em casa Economia Pela 1ª vez, empresas brasileiras são negociadas de forma alavancada na Nasdaq ETFs que espelham duas vezes a negociação diária das ações de Nubank, Petrobras e Vale estão sendo lançados na Nasdaq pela gestora Themes ETFs, rep...
Negócios Biomagistral projeta abrir uma unidade por dia em 2027 Mín. 21° Máx. 29°