
A JAC Caminhões está estreando no mercado brasileiro. A operação nasce como a quarta subsidiária com capital 100% chinês, comandada pela própria matriz. A JAC Caminhões vai operar inicialmente com uma linha de caminhões leves e pesados, de 9 a 25 toneladas de PBT técnico.
De acordo com o diretor-geral da JAC Caminhões, Miguel Xun, a empresa possui um plano robusto para efetivar sua estreia no mercado brasileiro de caminhões. Os estudos estão sendo estruturados há meses e o projeto inclui etapas bem definidas. “Estamos inicialmente montando a rede autorizada e homologando os primeiros caminhões que serão vendidos. A expectativa é iniciar a operação, em 2026, com 15 grupos econômicos e, pelo menos, 30 pontos de vendas nos principais centros urbanos do país”, explica.
O plano da marca prevê inicialmente a importação de modelos movidos a diesel, completamente adaptados para o mercado brasileiro — toda a linha terá motores Cummins e transmissões ZF, Eaton e Fast Gear. “Prevemos conquistar 1,5% de market share no primeiro ano de comercialização e objetivamos atingir 3% até o fim do terceiro”, prevê o executivo. Mas a evolução será rápida. “A JAC possui 19 fábricas espalhadas pelo mundo que funcionam em regime de montagem SKD. Iremos usar esse mesmo princípio no Brasil o mais breve possível”, admite Xun.
Segundo a direção da empresa, o Brasil ocupará posição estratégica dentro do plano global de crescimento da marca. A operação local nasce com foco em um projeto de longo prazo, incluindo parcerias com fornecedores, capacitação técnica e geração de empregos diretos e indiretos, principalmente porque a instalação de uma planta industrial já faz parte dos planos da companhia.
A operação brasileira nasce com a criação de uma subsidiária dedicada, responsável por vendas, pós-venda, engenharia e desenvolvimento de produtos locais. O plano estratégico prevê um investimento inicial robusto — direcionado à expansão da rede de concessionárias, implantação de centro técnico próprio e, em uma segunda fase, instalação de uma unidade de produção nacional.
Linha de modelos planejada para o mercado brasileiro
A chegada desse novo protagonista — a JAC Motors é a maior exportadora de caminhões leves da China — impõe uma nova resposta às demandas crescentes de eficiência, durabilidade e baixo custo operacional dos operadores brasileiros.
A JAC Caminhões é um fabricante global especializado em soluções para o transporte de carga, que estreia no Brasil com quatro modelos (N 9.170, N 13.210, A 18.290 e A 25.290, que variam de 9 a 25 ton de PBT técnico). Todos os modelos possuem cabines avançadas, modernas e espaçosas, acabamento com materiais de ótima qualidade, bancos ergonômicos, acionamento dos vidros e travamento das portas elétricos, chassis, eixos e suspensões robustas, trem de força moderno de fabricantes renomados no país, freios a ar com recursos auxiliares eletrônicos de segurança, faróis e lanternas de LED e sistema multimídia (opcional).
N 9.170 – leve, urbano e econômico
Modelo voltado para rotas urbanas, equipado com motor Cummins B4.0 Euro VI (170 cv e 600 Nm) e transmissão Eaton de 6 marchas. Oferece duas opções de entre-eixos, PBT técnico de 9,5 t e carga útil de 6,2 t. Traz freios a ar com diversos assistentes eletrônicos e cabine com ar-condicionado e direção hidráulica.
N 13.210 – versatilidade e maior capacidade
Com motor Cummins B4.5 Euro VI (210 cv e 760 Nm) e câmbio automatizado de 8 marchas, o modelo atende operações urbanas e regionais com foco em produtividade. Tem PBT de 12 t, carga útil de 8,2 t e opções de entre-eixos. A cabine estendida oferece mais ergonomia e conforto.
A 18.290 e A 25.290 – pesados para médias e longas distâncias
Desenvolvidos para operações mais exigentes, ambos usam motor Cummins D6.7 Euro VI (290 cv e 1.100 Nm) e câmbio ZF automatizado de 9 marchas. Oferecem tração 4x2 ou 6x2, cabine leito moderna e capacidades técnicas robustas:
Com tanques de até 600 litros, freios a ar com assistentes eletrônicos e cabine com suspensão pneumática, os modelos focam em conforto, eficiência e autonomia.
Economia Educação Ambiental visa desenvolver a compreensão integrada do meio ambiente
Negócios Estudo do Santander indica que 90% desejam aprender finanças na escola
Negócios Déficit de infraestrutura portuária trava comércio exterior
Negócios Sobrecarga de comando gera "chefes ausentes" e desafia a cultura organizacional Negócios RD Medicine lança curso de residência e deve gerar 30% do faturamento em 2026 Novo programa deve movimentar cerca de R$ 24 milhões no próximo ano e crescer até responder por metade da receita do grupo em 2027
Negócios Bolsa Cuidador reforça apoio ao cuidado do idoso em casa
Negócios Biomagistral projeta abrir uma unidade por dia em 2027
Negócios Unipac conquista 4ª estrela do programa OCS® Brasil Mín. 21° Máx. 28°