Quinta, 11 de Dezembro de 2025
32°

Chuvas esparsas

Colíder, MT

Cidades Sinop - MT

Prefeitura de Sinop encerra atividades da Assistência Social com fortalecimento de vínculos nos CRAS

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Assistência Social, iniciou nesta semana o encerramento anual das atividades dos Centros de Referê...

10/12/2025 às 16h46
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Sinop - MT
Compartilhe:
Ana Clara Del Bel
Ana Clara Del Bel

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Assistência Social, iniciou nesta semana o encerramento anual das atividades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Na manhã desta quarta-feira (10), o CRAS Boa Esperança promoveu uma confraternização que reuniu centenas de moradores atendidos pela unidade, com momentos de integração, celebração e valorização das políticas públicas voltadas à proteção social básica no município.

A programação faz parte do calendário oficial da Secretaria de Assistência Social e envolve todas as unidades do CRAS e o Centro de Convivência Dona Zezé. As ações celebram o trabalho desenvolvido ao longo de 2025 nos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, que atendem crianças, adolescentes, adultos, mulheres e idosos com atividades semanais.

A secretária municipal de Assistência Social, Sineia Abreu, detalhou como os serviços ofertados transformam a vida das famílias que frequentam as unidades. “É um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. São feitas oficinas durante toda a semana, e a função é realmente fortalecer o vínculo com a comunidade. Esse serviço que nós prestamos transforma a vida das pessoas. A Assistência Social tem um trabalho, às vezes, silencioso, mas que tem um resultado muito positivo na vida de cada um que frequenta aqui”, afirmou.

Para a secretária, o ano foi bastante positivo e repleto de conquistas. “Este ano foi maravilhoso, e nós tivemos muitos avanços. Aqui no CRAS mesmo aumentou o número de grupos, e é isso que realmente queremos, que as pessoas venham aqui e que se sintam à vontade, que se sintam parte da comunidade, que se sintam parte do CRAS e da Assistência Social. Nós prestamos esse serviço com muita alegria, com um coração cheio de felicidade ao ver a grande evolução que essas pessoas têm”, destacou.

A coordenadora da Proteção Social Básica, Mara Meyer, falou sobre o impacto das atividades ao longo do ano e reforçou o papel social das unidades no fortalecimento das famílias. “Esse trabalho que realizamos durante o ano todo é justamente para tirar as famílias da situação de vulnerabilidade em que elas se encontram. Trazemos essas famílias para o CRAS para fortalecer os vínculos delas tanto com as próprias famílias quanto com a comunidade, porque a inclusão é muito importante para elas. É onde, além do trabalho desenvolvido aqui, nós as encaminhamos para o mercado de trabalho, para toda a rede de proteção, para a política de educação e para a política de saúde. A Assistência Social é uma ponte para as outras políticas”, explicou.

O encerramento reuniu participantes históricos das atividades dos CRAS, que compartilharam experiências e reforçaram a importância dos encontros na rotina diária. Entre as participantes, a aposentada Nelci Antes descreveu o quanto as oficinas influenciam positivamente seu bem-estar. “Há muitos anos participo das atividades do CRAS, e é tudo muito bom. Eu fico sentida no dia que não posso vir. A ginástica, por exemplo, é muito boa porque ajuda muito. É bom demais sair de casa um pouco, e aqui somos bem atendidos”, relatou.

A aposentada Jacinta Teixeira de Souza do Amaral, com mais de 15 anos de participação, também reforçou a transformação proporcionada pelo convívio nas unidades. “A minha experiência aqui é muito grande, porque já faz mais de 15 anos que participo das atividades. Toda quarta-feira nós estamos aqui. Aqui nós fazemos tudo, até ginástica. E eu melhorei 100%, porque tenho 85 anos, então é muito importante vir. Para nós que somos idosos, se ficarmos muito tempo parados, travamos”, destacou.

A aposentada Irene Alves dos Santos também enfatizou os benefícios da participação nas atividades do CRAS. “Eu acho maravilhoso vir para o CRAS, principalmente na quarta-feira, quando nós dançamos, mexemos o corpo, esticamos os nervos. Tenho 75 anos, então nós temos que dançar, fazer exercícios para ficarmos bem”, afirmou.

Até o fim da semana, mais unidades devem receber as atividades de confraternização para diferentes públicos. Na segunda-feira (8), o encontro foi realizado no CRAS Palmeiras e no CRAS Menino Jesus. Já na terça-feira (9), a confraternização ocorreu no CRAS Paulista.

Veja cobertura de fotos: Confraternização Cras Boa Esperança | Flickr

Ana Clara Del Bel
Ana Clara Del Bel
Ana Clara Del Bel
Ana Clara Del Bel
Ana Clara Del Bel
Ana Clara Del Bel
Ana Clara Del Bel
Ana Clara Del Bel
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Colíder, MT Atualizado às 13h05 - Fonte: ClimaTempo
32°
Chuvas esparsas

Mín. 20° Máx. 33°

Sex 32°C 21°C
Sáb 29°C 21°C
Dom 31°C 21°C
Seg 32°C 21°C
Ter 28°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes