
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3190/23 , do Senado, que altera regras do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO) para incorporar novas modalidades.
Pela proposta, até 20% dos recursos do programa poderão ser destinados para o financiamento de ações em favor da cidadania do microempreendedor, como:
Atualmente, a Lei 13.636/18 , que trata do PNMPO, determina que o microcrédito produtivo orientado destina-se apenas ao fomento e ao financiamento de atividades produtivas.
Como tramita em caráter conclusivo, o texto deverá seguir para sanção presidencial, salvo se houver recurso para análise pelo Plenário da Câmara.
A relatora na CCJ, deputada Julia Zanatta (PL-SC), recomendou a aprovação do projeto.
O texto prevê que o Conselho Monetário Nacional (CMN) estabeleça limites diferenciados de taxas de juros conforme o custo de captação dos bancos. Além disso, prevê condições especiais de acesso a recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) por Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que atuem como operadoras de microcrédito.
Câmara Comissão aprova proposta que simplifica renegociação do crédito rural
Câmara Comissão aprova inclusão da vacina contra meningite tipo B em programa de imunização
Câmara Comissão aprova proposta que estende benefício nacional para agricultores familiares Mín. 20° Máx. 33°