
A prévia da inflação oficial de dezembro ficou em 0,25%, resultado que faz o acumulado de 12 meses do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) marcar 4,41%, dentro do limite da meta do governo.
É o segundo mês seguido com inflação acumulada dentro da margem de tolerância. Em novembro, o IPCA-15 tinha baixado para 4,5%, depois de ter ficado fora do limite desde janeiro. Em abril, o ponto mais alto desde então, chegou a 5,49%.
Os dados foram divulgados nesta terça-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O mais recente boletim Focus , pesquisa do Banco Central com instituições financeiras, divulgado nessa segunda-feira (22), estima que a inflação oficial terminará 2025 em 4,33%, ou seja, dentro do limite de tolerância da meta.
O IPCA-15 tem basicamente a mesma metodologia do IPCA, a chamada inflação oficial, que serve de base para a política de meta de inflação do governo, de 3% em 12 meses, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.
A diferença está no período de coleta de preços e na abrangência geográfica. Na prévia, a pesquisa é feita e divulgada antes mesmo de acabar o mês de referência. Em relação à divulgação atual, o período de coleta foi de 14 de novembro a 12 de dezembro.
O IPCA-15 coleta preços em 11 localidades do país (as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, de Porto Alegre, Belo Horizonte, do Recife, de São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e Goiânia.); e o IPCA, 16 localidades (inclui Vitória, Campo Grande, Rio Branco, São Luís e Aracaju). O IPCA cheio de dezembro será divulgado em 9 de janeiro.
Ambos os índices levam em consideração uma cesta de produtos e serviços para famílias com rendimentos entre um e 40 salários mínimos. Atualmente o valor do mínimo é R$ 1.518.
(Em atualização)
Negócios Rejeição ao subsídio solar chega a 75% dos brasileiros
Negócios Sistema de freio exige atenção em manutenção pré-viagem
Negócios Cuidados ajudam a manter o sistema de freio dos caminhões em boas condições
Economia INSS altera atendimento no Natal e no Ano Novo
Negócios Manutenção preventiva evita problemas em viagens de fim de ano
Negócios Brasil que Dá Certo realiza premiação e lançamento
Economia Anac discute com aéreas aumento de voos no Santos Dumont; Paes critica
Economia Mais de 141 mil ainda não sacaram abono salarial; veja como consultar Negócios Automação industrial impulsiona eficiência, qualidade e competitividade Modernização de processos fortalece a produção, eleva padrões de qualidade e amplia o acesso a medicamentos. Mín. 20° Máx. 26°