
Para 2026, a Guarda Municipal de Trânsito (GMT) vai liberar veículos do tipo “perua” para também operarem no transporte particular de alunos. Para que veículos com as Spin ou Doblô possam levar e buscar estudantes, será necessário seguir todas as regras que constam no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), bem como as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito.
A GMT é um dos setores que integra a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep). Coordenador da GMT, Márcio Pires lista que, entre as regras, estão a exigência de condutores com, no mínimo, 21 anos, CNH nas categorias D ou E, e que tenham passado pelo curso especializado para o transporte de passageiros.
Os veículos também devem contar com tacógrafo, cintos de segurança para todos os ocupantes, além é claro, de serem vistoriados e terem autorização específica para tal atividade.
“Estamos a postos para fazer o cadastramento, bem como a vistoria destes veículos”, adiantou Pires, acrescentando é possível tirar dúvidas sobre o processo por telefone. O 3545 4729 (Setor de Vistorias) e o 66 9967 2619 (Setor Administrativo) estão disponíveis de segunda a sexta, das 7h às 13h. Outra opção é 66 99668 2034 (Centro de Controle Operacional), disponível nas 24 horas do dia.
Texto: Nádia Mastella
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Sorriso - MT Agricultura familiar passa a contar com um novo caminhão em 2026
Balanço 2025 AMM se consolida como uma das vozes mais ativas do municipalismo em 2025
Sorriso - MT Prefeitura injeta mais de R$ 15 milhões na economia local ao quitar antecipadamente a folha de dezembro Mín. 20° Máx. 26°