Sexta, 02 de Janeiro de 2026
Cidades SERVIÇO MILITAR

Começa o prazo de alistamento para jovens de 18 anos

Serviço é obrigatório para homens e voluntário para mulheres

02/01/2026 às 15h30
Por: Redação Fonte: PowerMix
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O alistamento militar para jovens que completam 18 anos em 2026 teve início nesta quinta-feira (1º) e segue até o dia 30 de junho. O procedimento é obrigatório para todos os brasileiros do sexo masculino, inclusive aqueles que residem no exterior. Quem não realizar o alistamento dentro do prazo estará sujeito ao pagamento de multa e só poderá participar da seleção no ano seguinte.

Pelo segundo ano consecutivo, o alistamento também está aberto às mulheres que desejam ingressar voluntariamente nas Forças Armadas. Podem se inscrever brasileiras que completem 18 anos em 2026. Diferentemente do alistamento masculino, o prazo para as mulheres não será prorrogado.

Segundo o Ministério da Defesa, o serviço militar é fundamental para a formação de uma reserva estratégica de cidadãos treinados, que pode ser mobilizada tanto para a defesa do país quanto para ações de apoio à população. Em 2025, mais de 1 milhão de homens e cerca de 33,7 mil mulheres se alistaram.

O alistamento é gratuito e pode ser feito pela internet, por meio do site do Alistamento Online, mediante cadastro na plataforma Gov.br. O sistema também pode ser acessado por brasileiros que vivem fora do país.

Quem não tiver acesso à internet ou preferir realizar o procedimento presencialmente pode procurar, a partir desta sexta-feira (2), a Junta de Serviço Militar mais próxima. É necessário apresentar documentos originais, como certidão de nascimento ou casamento, documento de identidade ou Carteira de Trabalho e comprovante de residência atualizado.

Para o alistamento feminino, estão disponíveis 1.467 vagas em todo o país, sendo 1.010 destinadas ao Exército, 300 à Aeronáutica e 157 à Marinha. As oportunidades estão distribuídas em 145 municípios de 21 estados, além do Distrito Federal. As mulheres selecionadas deverão cumprir 12 meses de serviço militar obrigatório.

Jovens que possuam condições de saúde que impeçam o serviço militar, como pessoas com deficiência, podem solicitar dispensa. Para isso, é necessário apresentar laudos e documentos médicos no momento do alistamento, preferencialmente emitidos por unidades públicas de saúde, com diagnóstico detalhado, código CID e identificação do profissional responsável. Caso o jovem não possa comparecer pessoalmente, o pedido pode ser feito por tutor ou curador legal.

O alistamento é apenas a primeira etapa do processo. Após a inscrição, o jovem recebe o Certificado de Alistamento Militar (CAM) e deve acompanhar, pelo site, se foi dispensado ou se precisará participar da seleção geral, prevista para o segundo semestre de 2026. Os convocados passarão por exames médicos e odontológicos, testes físicos e entrevistas.

Os dispensados por excesso de contingente ou por residirem em municípios que não contribuem com o serviço militar deverão participar da cerimônia de juramento à bandeira para receber o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). Já os selecionados seguirão para as etapas finais, que incluem designação e incorporação em uma das Forças Armadas. O serviço militar terá início em 2027, com duração inicial de um ano, podendo ser prorrogado por até oito anos, conforme o interesse do militar e a disponibilidade de vagas.

Quem deixar de se alistar e permanecer em débito com o serviço militar estará sujeito a restrições legais, como impedimento para tirar ou renovar passaporte, se inscrever em concursos públicos, realizar matrícula em instituições de ensino superior ou firmar contratos com o Governo Federal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários