Quinta, 08 de Janeiro de 2026
Cidades Radar AMM

Censo Suas 2025: municípios precisam cumprir prazo para evitar perda de recursos

Os municípios têm até 27 de fevereiro de 2026 para realizar o preenchimento do Censo do Sistema Único de Assistência Social (Suas) 2025, um levanta...

07/01/2026 às 09h58
Por: Redação Fonte: Associação Mato-grossense dos Municípios
Compartilhe:
Crédito: Freepik
Crédito: Freepik

Os municípios têm até 27 de fevereiro de 2026 para realizar o preenchimento do Censo do Sistema Único de Assistência Social (Suas) 2025, um levantamento fundamental para identificar a rede de serviços socioassistenciais em funcionamento no Brasil, bem como as principais demandas das gestões municipais.

A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) alerta os gestores sobre possíveis consequências do não cumprimento dessa exigência, incluindo a suspensão do repasse de recursos federais.

A instituição destaca a importância do levantamento, que oferece informações para o planejamento de políticas públicas, o repasse de recursos e a continuidade de serviços socioassistenciais como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), entre outros. 

Importância do Censo Suas

Realizado anualmente pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Censo Suas oferece dados que subsidiam a gestão local, auxiliando na construção de diagnósticos socioterritoriais e no desenvolvimento de instrumentos de planejamento, como o Plano Plurianual (PPA) e o Plano Municipal de Assistência Social.

Além disso, ele é fundamental para o monitoramento e avaliação da Política de Assistência Social, produzindo dados sobre sua implementação. 

Como preencher o Censo Suas

Para realizar o preenchimento, os gestores devem acessar a plataforma utilizando login e senha do gov.br e garantir que o perfil no Sistema de Autenticação e Autorização (SAA) esteja atualizado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários