
A Delegacia Especializada em Crimes Fazendários (Defaz), da Polícia Civil de Mato Grosso, fechou 2025 com 12 operações realizadas, um aumento de 341% nas representações judiciais da delegacia, que passaram de 12 em 2024 para 53 em 2025.
Nessas operações, a Defaz investigou esquemas de fraudes tributárias (Rent a Business), em hortifrutigranjeiros (Hortifraude), em créditos tributários e multas decorrentes de empresas fantasmas (Falsus Granum), em empresas do segmento de combustíveis (Dívida Inflamável), entre outras.
Ao todo, foram bloqueados e sequestrados R$ 625,53 milhões. Somente na última operação do ano, Dívida Inflamável, que investigou uma empresa de combustíveis de Mato Grosso, foram bloqueados R$ 78 milhões.
Além de buscar garantir a recuperação de ativos, intensificar o combate à sonegação fiscal e desmontar esquemas milionários de fraudes, as operações da Especializada também proporcionaram a suspensão de registros de contadores, prisões preventivas e o compartilhamento de provas com órgãos federais e o Ministério Público.
A equipe da Defaz realizou 1.271 intimações, 1.857 relatórios e 578 ordens de serviço em 2025. Além disso, instaurou 50 inquéritos policiais e relatou 115, 74% a mais do que em 2024.
Segundo o delegado Valter de Melo Fonseca Júnior, titular da Defaz, em 2026 a delegacia quer manter o foco nas investigações de blindagem patrimonial.
“Garantindo que recursos desviados retornem ao erário e fortaleçam ainda mais a integração entre órgãos parceiros. Também serão ampliadas as operações conjuntas de fiscalização tributária, verificando o cumprimento das obrigações fiscais e identificando possíveis irregularidades”, afirmou o delegado.
O esperado é que haja aumento na arrecadação de tributos, recuperação de ativos desviados, redução na sonegação de impostos e fortalecimento da transparência e da integridade da gestão pública.
Polícia Militar/MT Cavalaria da Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas em Cuiabá
Polícia Civil/MT Polícia Civil incinera meia tonelada de drogas apreendidas em Comodoro
Polícia Militar/MT Foragido da Justiça é localizado e preso pela PM após agredir a ex-namorada em Sinop
Polícia Militar/MT Ações de fiscalização do BPMTran ampliam notificações e reforçam segurança viária em Mato Grosso
Polícia Militar/MT Polícia Militar prende dupla suspeita por tentativa de homicídio em alojamento na MT-242
Polícia Civil/MT Polícia Civil prende inquilino que estuprou idosa de quem aluga imóvel em Sinop
Polícia Civil/MT Polícia Civil apreende menor investigado por atos infracionais graves em Água Boa
Polícia Civil/MT Polícia Civil prende homem que exibia armas em confraternizações em sua casa em Alto Taquari
Polícia Civil/MT Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra homem suspeito de violência doméstica