
A Unidade de Pronto Atendimento Sara Akemi Ichicava, em Sorriso, encerrou 2025 com números expressivos de atendimento. De acordo com o Relatório de Atendimento Médico por Classificação de Risco, no período de 1º de janeiro a 29 de dezembro de 2025, a unidade contabilizou 254.275 atendimentos, considerando consultas médicas, triagens e atendimentos ortopédicos.
Somente os atendimentos médicos classificados por risco somaram 125.310 registros, distribuídos de acordo com o Protocolo de Manchester :
Emergência (vermelho): 13.925
Muito urgente (laranja): 4.162
Urgência (amarelo): 15.556
Normal (verde): 39.445
Baixa complexidade (azul): 52.222
Além disso, os atendimentos de Ortopedia somados à Triagem totalizaram 128.965, reforçando a elevada demanda assistencial absorvida pela UPA Central ao longo do ano.
Paralelamente ao volume de atendimentos, a UPA desenvolveu um conjunto de ações voltadas à qualificação profissional, à organização dos fluxos assistenciais e ao fortalecimento do cuidado integral ao paciente.
Entre os destaques do primeiro semestre está a realização do 11º Módulo do Programa Capacita UPA, em março, com o tema "Interpretação de Eletrocardiograma para Enfermagem", contribuindo para maior precisão clínica nos atendimentos de urgência e emergência.
Em abril, a implantação da Secretaria de Unidade em todos os plantões qualificou notificações e rotinas administrativas, garantindo mais organização e agilidade. No mesmo período, a Campanha Anual de Vacinação contra a Influenza assegurou a imunização e a atualização do esquema vacinal dos profissionais da UPA 24h, fortalecendo a segurança assistencial.
No mês de maio, a coordenação promoveu a fixação das equipes de enfermagem nos setores de Emergência e Enfermaria, ampliando a continuidade do cuidado. Ainda em maio, foi realizado o 12º Módulo do Capacita UPA, com o tema"Balanço Hídrico para Enfermagem",aprofundando conhecimentos técnicos essenciais à prática diária.
A partir de junho, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, a unidade passou a contar com dois médicos especialistas (Clínica Médica e Infectologia) e duas médicas residentes em Clínica Médica, ampliando a assistência integral aos pacientes internados. Em julho, houve a ampliação da oferta de exames de imagem e a implantação de um enfermeiro responsável técnico pelas remoções para exames e transferências, garantindo mais segurança nos deslocamentos.
Outro avanço relevante foi a implantação de visitas em Psiquiatria para pacientes internados e a ampliação do atendimento às fichas azuis, integrado ao modelo Fast Track, promovendo maior resolutividade e melhor gestão dos fluxos assistenciais.
Em agosto, foi realizado o 13º Módulo do Programa Capacita UPA, com o tema"Transfusão Segura: Hemocomponentes e Boas Práticas", reforçando protocolos e a segurança do paciente. No mesmo mês, a implantação de equipe de guarda armada ampliou a segurança de profissionais e usuários.
As ações de humanização também marcaram 2025, com a Campanha do Dia das Crianças, em outubro, voltada aos pacientes pediátricos, e a Campanha Outubro Rosa, direcionada às servidoras da unidade, promovendo conscientização e cuidado com a saúde da mulher.
“Mesmo com o alto volume de atendimentos, o balanço evidencia que a unidade manteve o compromisso com a qualificação permanente das equipes, a ampliação dos serviços e a oferta de um atendimento seguro, humanizado e resolutivo”, destacou Wesley.
Texto: Janaína Oliveira
Fotos: André Moraes
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Momento AMM Momento AMM: primeira live do ano vai esclarecer gestores sobre novas regras fiscais e trabalhistas
Sinop - MT Prefeitura de Sinop abre prazo para cadastro em lista de espera da Educação Infantil
Alerta Técnico Municípios têm prazo para atualizar informações de estradas não pavimentadas e garantir recursos para investimentos