
A Polícia Civil e a Vigilância Sanitária de Cuiabá interditaram, na manhã desta quarta-feira (14.1), um comércio ilegal de pescado vivo localizado na Avenida Agrícola Paes de Barros, em Cuiabá.
Equipes da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema) e da Vigilância Sanitária de Cuiabá foram ao local e constataram a existência de um tanque do tipo piscina, no qual estavam acondicionados aproximadamente 30 peixes da espécie tambaqui.
Os peixes estavam mantidos com baixo nível de água e oxigenação e, segundo avaliação técnica da médica veterinária da Vigilância Sanitária, possivelmente, sendo submetidos a maus-tratos.
O estabelecimento já havia sido notificado em junho de 2025 e, na vistoria de retorno, foi constatada a continuidade da prática de abates clandestinos de pescado, que os peixes permaneciam no tanque sem condições adequadas de oxigenação, e não foi apresentada Guia de Trânsito Animal (GTA), ou qualquer outra documentação dos órgãos fiscalizadores.
Como o estabelecimento não cumpriu nenhuma das exigências da notificação, a Vigilância Sanitária decretou a interdição do local, que permanecerá nessa condição até a completa regularização junto aos órgãos competentes.
A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) foi acionada para realizar a perícia ambiental, que apontará se houve maus-tratos e se os peixes estavam com falta de oxigênio, em condições precárias e as demais irregularidades.
O proprietário do local, de 67 anos, foi conduzido para a Delegacia de Meio Ambiente para prestar esclarecimentos. A Dema continuará as investigações do caso.
Polícia Civil/MT Liderança de facção alvo da operação Cartório Central é preso no Rio de Janeiro
Polícia Militar/MT Suspeito por tentativa de homicídio é preso em flagrante pela Polícia Militar
Polícia Militar/MT Cavalaria da PM prende homem por posse irregular de arma em Guarantã do Norte
Polícia Civil/MT Polícia Civil prende suspeito de envolvimento em roubo com cárcere privado em Goiás
Polícia Militar/MT Polícia Militar prende dois faccionados em flagrante suspeitos por tráfico de drogas em Barra do Garças
Polícia Militar/MT Batalhão Ambiental prende homem por matar ave silvestre com espingarda em Cuiabá
Polícia Militar/MT Polícia Militar prende quadrilha suspeita por sequestro mediante extorsão em Cáceres
Polícia Civil/MT Polícia Civil prende idoso por importunação sexual contra vizinha em Cuiabá
Polícia Civil/MT Polícia Civil deflagra megaoperação, cumpre 471 mandados e desarticula facção criminosa em Primavera do Leste e região