
Uma frente fria associada a uma massa de ar frio de origem polar mudou o padrão do tempo em grande parte do país nesta segunda-feira (19). Após dias de calor intenso e sensação térmica elevada, os termômetros passaram a registrar queda nas temperaturas, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, enquanto as chuvas ganharam força em várias áreas.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 23 estados e o Distrito Federal estão sob algum tipo de alerta para chuvas intensas, tempestades ou volumes elevados de precipitação. A Climatempo destaca que o sistema frontal é considerado atípico para o período, por estar associado a uma massa de ar frio mais intensa do que o normal para o mês de janeiro.
Segundo o Inmet, a massa de ar frio deve influenciar o Sul e parte do Sudeste pelo menos até quarta-feira (21). A Climatempo alerta que, ao longo da semana, o sistema frontal continuará avançando para o interior do país, podendo provocar novas tempestades severas no Paraná, interior de São Paulo e sul do Mato Grosso do Sul. Há ainda a possibilidade de intensificação do canal de umidade no Sudeste, com a configuração de um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul.
A recomendação dos meteorologistas é acompanhar os alertas oficiais, especialmente em áreas com risco de alagamentos, deslizamentos de terra e rajadas de vento.
Centro-Oeste
Nordeste
Norte
Sudeste
Sul
Geral Dia de São Sebastião: INSS terá agências fechadas em 90 cidades
Cuiabá - MT Sorp mantém diálogo com ambulantes e reafirma fiscalização contra ocupação de calçadas
Legislativo - MT ALMT e MME realizam nova reunião sobre Energisa nesta terça-feira (20)
Legislativo - MT Diego Guimarães reforça incentivo ao esporte na Corrida do Pantanal
Geral CNU2: termina hoje o prazo para apresentar recurso sobre cotas
Legislativo - MT CST da Agricultura Familiar avança para fase final com palestras técnicas do Mapa e da Embrapa
Legislativo - MT Deputado Barranco cobra explicações da Secel sobre contrato milionário para gestão do Museu de Arte de MT
Legislativo - MT Nova Lei cria o “Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental”
Legislativo - MT Escola do Legislativo projeta 2026 com pós-graduação inédita e ampliação das ações formativas