Sexta, 23 de Janeiro de 2026
Polícia Polícia Civil/MT

Polícia Civil prende homem condenado por estupro de criança cometido há 22 anos

Crimes começaram quando a vítima tinha nove anos, mas ela só conseguiu denunciar na idade adulta

23/01/2026 às 15h32
Por: Redação Fonte: Polícia Civil - MT
Compartilhe:
Polícia Civil - MT
Polícia Civil - MT

A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu, na tarde desta quinta-feira (22.1), em Comodoro, um homem de 66 anos, condenado por estupro de vulnerável e que se encontrava foragido da Justiça.

A prisão foi realizada pela Delegacia de Comodoro, com apoio da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Cuiabá, após investigação da Delegacia de Itiquira, onde ocorreu o crime.

Contra o suspeito havia um mandado de prisão definitiva expedido pela Vara Única da Comarca de Itiquira, em razão de condenação transitada em julgado (sem possibilidade de recurso), com pena fixada em 31 anos e seis meses de reclusão, a ser cumprida inicialmente em regime fechado.

Os crimes que resultaram na condenação ocorreram há cerca de 22 anos e tiveram como vítima uma criança de nove anos de idade à época dos fatos.

A denúncia formal somente foi registrada em fevereiro de 2024, quando a vítima procurou a Polícia Civil e relatou os abusos sofridos durante a infância, o que possibilitou a instauração do procedimento investigativo e o regular processamento judicial do caso. A prescrição para o crime de estupro de vulnerável é superior a 20 anos.

A partir das informações colhidas, os investigadores da Delegacia de Itiquira deram início às diligências, que culminaram na condenação do autor e, posteriormente, na expedição do mandado de prisão.

Durante o trabalho de localização do foragido, foi apurado que ele estaria se deslocando em direção ao estado de Rondônia, com o objetivo de se esconder para evitar o cumprimento da pena.

Diante disso, o delegado responsável entrou em contato com a DHPP de Cuiabá, que conseguiu identificar que o condenado iria passar pelo município de Comodoro.

A equipe da Delegacia de Comodoro foi acionada e, de forma célere, conseguiu localizar e efetuar a prisão do suspeito, que foi apresentado à autoridade policial para a adoção dos procedimentos legais cabíveis.

“A prisão foi resultado de uma atuação integrada e coordenada entre as delegacias envolvidas, evidenciando a importância do trabalho conjunto das forças policiais do Estado no combate à criminalidade e na efetivação das decisões judiciais”, afirmou o delegado Felipe de Oliveira Neto.

O delegado também frisou a importância da denúncia de crimes de abuso e violência sexual, ressaltando que, mesmo quando os fatos ocorreram há muitos anos, é fundamental que as vítimas procurem a Polícia Civil.

“Somente a denúncia permite a responsabilização dos autores, contribuindo para a proteção de outras possíveis vítimas”, enfatizou o delegado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários