
O ano de 2025 marcou uma inflexão no uso de inteligência artificial pelas empresas. Segundo o relatório Proof over Promise, divulgado pelo Fórum Econômico Mundial, a aplicação de IA nos negócios deixou de ser experimental e entrou na etapa da performance. Muitas empresas, contudo, de acordo com o mesmo documento, não conseguem avançar além da fase de testes devido, especialmente, ao treinamento insuficiente dos colaboradores.
Enquanto as corporações tentam estruturar seus programas de capacitação, a força de trabalho brasileira parece ter decidido não esperar. Dados inéditos da Unico Skill, empresa criadora do primeiro vale-educação do país, revelam uma reação massiva dos colaboradores: a busca por cursos de inteligência artificial na plataforma, entre cursos livres e pós-graduações, cresceu mais de 840% em janeiro de 2026, na comparação com janeiro de 2025.
"O relatório do WEF destaca que a adoção bem-sucedida da IA começa com as pessoas, e não com a tecnologia isolada. O que estamos vendo em nossa base é a materialização disso: o trabalhador percebeu que, para se manter relevante, precisa dominar a ferramenta", afirma Joca Oliveira, CEO da Unico Skill.
Outra tendência destacada pelo WEF é a necessidade de ampliar as forças humanas. O relatório aponta que a adoção bem-sucedida da IA passa menos por substituir pessoas e mais por redesenhar o trabalho para potencializar julgamento, liderança e tomada de decisão humana com apoio da tecnologia. Os dados da Unico Skill mostram que os profissionais brasileiros já entenderam esse movimento e buscam se posicionar como líderes híbridos. Além do avanço expressivo em tecnologia (+193,8% nas matrículas gerais), 2025 foi marcado por uma explosão na demanda por habilidades de gestão estratégica. Cursos de Desenvolvimento de Pessoas, por exemplo, cresceram 2.800%, indicando que a IA está sendo vista como uma alavanca, e não um substituto, da liderança humana.
"Isso indica que o mercado busca profissionais que equilibrem o domínio técnico da IA com uma forte capacidade de liderança e julgamento humano, alinhando-se à visão do WEF de que a IA exige ‘supervisão humana calibrada’ para decisões de alto risco", pondera Joca.
Seniors lideram a transformação
Quebrando o estereótipo de que a tecnologia pertence apenas aos jovens, os dados da Unico Skill mostram que profissionais acima de 40 e 50 anos estão usando o benefício corporativo do vale-educação para garantir sua longevidade produtiva. Cursos como "Inteligência Artificial para o Crescimento Profissional" e "IA Aplicada a Negócios" estão entre os preferidos desse público.
Essa movimentação bottom-up (do funcionário para a empresa) traz resultados concretos para o negócio. Enquanto o WEF alerta que empresas focadas apenas em tecnologia lutam para escalar resultados, empresas que investem nas pessoas através da Unico Skill registram 30% menos turnover, criando o ambiente de estabilidade necessário para a transformação digital.
Sobre a Unico Skill
A Unico Skill é uma empresa brasileira que busca democratizar o acesso ao conhecimento no ambiente corporativo, fornecendo educação ilimitada como benefício trabalhista a funcionários de empresas e seus dependentes. O benefício é ofertado por meio de um catálogo com milhares de cursos de diversas áreas, em diferentes níveis, de instituições renomadas do Brasil e do exterior. A Unico Skill tem mais de 100 clientes que, juntos, somam 200 mil colaboradores. Os empregadores pagam um valor fixo mensal por colaborador, que passa a ter acesso à plataforma com mais de 100 instituições de ensino brasileiras e estrangeiras, como USP, Insper, FGV, Mackenzie, Estácio, MIT, Harvard, entre outras. São mais de 26 mil opções de graduações, pós, cursos livres, técnicos e de idiomas, além de mentorias. Em 2025, a Unico Skill foi apontada como uma das 100 Startups to Watch, na categoria Tecnologia, na lista da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios (PEGN).
Tecnologia UniFECAF sedia sessão solene da Câmara de Taboão da Serra
Tecnologia Pesquisa: 77% dos brasileiros querem empreender online
Tecnologia LEGO® Education amplia ensino de computação e IA nas escolas
Tecnologia Jovem de 18 anos fatura US$ 1,4 milhão por mês com app de IA
Tecnologia Ameaças digitais trazem riscos para grandes eventos
Tecnologia BKOpen amplia opções de crédito com simulação múltipla
Tecnologia Cibersegurança: velocidade, automação e escala são destaques Tecnologia Fintechs ampliam inclusão financeira no Brasil A Pesquisa Fintechs de Crédito Digital 2025 mostrou que as empresas do setor concederam R$ 35,5 bilhões em 2024, volume que cresce ano a ano, assim...
Tecnologia Na próxima década, 9,5% das funções devem ser automatizadas