Quinta, 21 de Agosto de 2025
35°

Parcialmente nublado

Colíder, MT

Meio Ambiente CAOS AMBIENTAL

Paranaíta cancela Festival de Praia em razão do esvaziamento da Hidrelétrica de Colíder

A alteração do status de segurança ocorreu após a identificação de danos em cinco dos 70 drenos que compõem o sistema da usina. Os drenos são estruturas fundamentais para o escoamento da pressão da água.

19/08/2025 às 10h41
Por: Redação Fonte: Brenda Closs | Folha Max
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O prefeito de Paranaita (840 km de Cuiabá), Osmar Mandacaru (UB), anunciou a suspenção do Fest Praia que aconteceria na cidade entre os dias 29,30 e 31 de agosto, após a determinação do esvaziamento da Usina Hidrelétrica de Colíder (UHE Colíder), município próximo que deverá esvaziar o lago.
Isso fará com que o nível do rio Teles Pires aumente e impossibilite a realização do evento no local.

A decisão ocorreu após reunião entre membros do Ministério Publico Estadual
(MPMT) com os prefeitos de Nova Canaã do Norte, Colíder. Claudia e Itaúba, além do diretor Jurídico Geral da Eletrobras, Jose Eduardo Guimaraes Barros, e advogados da companhia na tarde desta segunda-feira (18).

"A Usina de Colíder tem que baixar as águas em 17,54 metros por dia nos próximos 33 dias.
Por segurança a nossa população e porque não temos praia para fazer o nosso festival a nossa praia desapareceu. Está cancelado o nosso evento. Peço desculpa, mas é isso a gente não sabe o problema exato que tem" disse o prefeito em suas redes sociais.

A alteração do status de segurança ocorreu após a identificação de danos em cinco dos 70 drenos que compõem o sistema da usina. Os drenos são estruturas fundamentais para o escoamento da pressão da água.
A recomendação para o rebaixamento do reservatório foi feita por um painel de especialistas externos, com o objetivo de permitir uma avaliação técnica mais aprofundada e a definição de medidas corretivas que assegurem o retorno à normalidade operacional. O esvaziamento do lago já traz problemas na região.

Isso porque moradores de Itaúba relataram a morte de peixes e dificuldades na navegação pelo Rio Teles Pires. Vídeo feito por um pescador local mostra embarcações encalhadas em um trecho do rio.
Além disso, um forte odor de peixes mortos, em razão da baixa repentina no nível da água, também é sentido.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Osmar Antônio Moreira (@osmarmandacaru)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários