Com uma ampla programação até esta quarta-feira (20), a 6ª Conferência Estadual das Cidades reúne representantes de diversos municípios de Mato Grosso. O evento, que teve início na segunda-feira (18), é considerado um importante espaço de diálogo sobre o desenvolvimento urbano e políticas públicas para melhoria da qualidade de vida nas cidades do estado.
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin, participou da abertura da conferência e ressaltou a relevância do evento para aprofundar o debate iniciativas que visem à melhoria da qualidade de vida nas cidades. “Parabenizamos os prefeitos e suas equipes pelo empenho nas etapas municipais e pela contribuição com propostas que têm como objetivo a construção de cidades mais sustentáveis, eficientes e inclusivas”, destacou Bortolin.
A eleição e apresentação dos delegados que vão participar da etapa nacional da conferência será realizada nesta quarta-feira, no último dia do evento, que conta com a participação de representantes da sociedade civil, poder público e diversas entidades.
A programação conta com painéis temáticos, grupos de discussão e plenárias, que será orientada por três eixos principais de debate: Articulação entre os principais setores urbanos, como habitação, mobilidade, saneamento e uso do solo; Gestão estratégica e financiamento, com foco em modelos de governança e viabilização de recursos; Temas transversais: sustentabilidade ambiental e emergências climáticas, transformação digital e território, e segurança pública.
Programação – 20 de agosto
08h - Plenária - Apresentação e aprovação de propostas federais
10h - Plenária - Apresentação e aprovação de propostas estaduais
12h - Intervalo
13h30 - Reunião dos segmentos para definir as entidades que irão compor o Conselho Estadual das Cidades
16h - Eleição e apresentação dos delegados para a 6ª Conferência Nacional as Cidades
18h – Encerramento
Mín. 21° Máx. 38°